A necessidade de ter uma renda extra para pagar as contas que aumentam cada vez mais, fazem com que grande parte dos trabalhadores optem por antecipar o FGTS. Essa é uma boa alternativa para desafogar as contas e gerar um alívio financeiro. Contudo, será que vale a pena antecipar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?

FGTS
FGTS

O que é a antecipação do FGTS?

Apesar de ter os seus benefícios, em algumas situações, antecipar o FGTS pode não ser a melhor opção. Primeiramente, antes, vamos entender do que se trata a antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A antecipação do FGTS nada mais é do que já diz a palavra, antecipar uma parte do saldo que está disponível na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Essa modalidade foi criada para ajudar o trabalhador a conseguir um dinheiro extra para casos de emergência ou de problemas financeiros.

É praticamente uma espécie de empréstimo oferecido pelas instituições bancárias aos trabalhadores que optaram pela opção do Saque-Aniversário do FGTS.

O saque-aniversário é uma poção interessante para o trabalhador que deseja receber uma parte do seu FGTS no seu mês de aniversário. Essa modalidade de saque pode ser feita uma vez por ano. Contudo, ela tem as suas vantagens, mas também tem suas desvantagens.

Entre as vantagens, podemos citar a flexibilidade da modalidade, que permite ao trabalhador fazer a retirada de uma parte do saldo disponível em sua conta FGTS. Lembrando que os valores a serem sacados estarão disponíveis conforme a tabela que o Governo Federal estabeleceu.

Por outro lado, ao escolher a modalidade Saque-Aniversário do FGTS, o trabalhador estará renunciando ao Saque-Rescisão, que é o modelo tradicional de retirada do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

FGTS: Vantagens e desvantagens da antecipação

Entre os benefícios, a antecipação do FGTS é uma maneira ágil de obter recursos financeiros, especialmente útil em situações imprevistas ou emergenciais. No entanto, é importante observar que optar pela antecipação implica na diminuição do saldo futuro disponível, o que pode afetar o rendimento ao longo do tempo, principalmente sem um adequado planejamento financeiro.

Assim, a escolha de utilizar a antecipação do FGTS ou não, deve ser bem pensada pelo trabalhador. Há real necessidade de fazer a antecipação? Em circunstâncias de urgência, como despesas médicas imprevistas ou problemas financeiros urgentes, recorrer a essa modalidade pode ser uma opção sensata.

No entanto, é fundamental avaliar outras alternativas disponíveis, considerando a capacidade de pagamento e garantindo que essa decisão não comprometa o bem-estar financeiro futuro.