Com provas aplicadas no domingo (29), candidatos inscritos no concurso público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aguardam agora a divulgação dos gabaritos preliminares das avaliações. Segundo a banca Fumarc, foram mais de 97 mil candidatos inscritos no certame.

As provas objetivas ocorreram no último domingo, 29 de janeiro, apenas para as especialidades de nível médio e Policial Legislativo Masculino e Feminino. Para os cargos de nível superior as provas ocorrerão no dia 05 de fevereiro de 2023.

Conforme dados da assessoria da ALMG, a primeira prova do dia 29/01 ocorreu em 99 escolas de Belo Horizonte e mobilizou 6,7 mil profissionais. Dos 64.017 inscritos para nível médio, aproximadamente 40% não compareceram, alto índice de abstenção.

Com concorrência acirrada, o concurso busca o preenchimento de 200 vagas nas carreiras de Técnico de Apoio Legislativo, Analista Legislativo e Procurador. Os salários ofertados pela Assembleia são atrativos, e variam de R$ 5.351,73 a R$ 10.091,58.

Provas aplicadas da ALMG

De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas contaram com questões de múltipla escolha avaliada de acordo com o cargo pretendido. Para ser considerado aprovado, o concorrente deve ter pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

As provas objetivas tiveram 50 questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Raciocínio Lógico para todos os cargos de nível médio, e ainda 55 questões para Policial Legislativo, sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Raciocínio Lógico e Primeiros Socorros.

Foram ainda 2 questões discursivas para os cargos de nível médio, versando sobre interpretação de texto ou conhecimentos específicos.

Wamberto Dias da Silva, coordenador da Comissão de Supervisão do Concurso e diretor-geral adjunto da ALMG disse que esse é o maior concurso já realizado na história da ALMG. Foram 97.428 candidatos. "A Assembleia precisa fazer a reposição de aproximadamente 40% do quadro de pessoal permanente", explica Wamberto, ao reforçar que o concurso tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Ele afirma que aqueles que forem aprovados além das vagas oferecidas ainda podem ser nomeados nesse prazo, o chamado cadastro reserva, caso mais servidores se aposentem.

Gabaritos ALMG

O gabarito preliminar das provas objetivas para cargos de nível médio foi divulgado ainda nesta segunda-feira, 30 de janeiro de 2023, pelo site da Fumarc. A banca fixou prazo de até 2 dias para liberar os gabaritos que poderão ser consultados também no site da AL-MG.

Quem quiser entrar com recurso terá 2 dias úteis para fazê-lo, apenas no site da banca.

Já o resultado das provas com as notas dos candidatos ainda não tem data prevista para sair.

Mais etapas

Para o cargo de Procurador haverá também prova de títulos, de caráter classificatório, valendo 18 pontos, que obedecerá aos critérios estabelecidos no quadro de títulos do edital. Este cargo tem prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório valendo 120 pontos, com oito questões versando sobre conhecimentos específicos, de acordo com o conteúdo programático.

Para o cargo de Policial Legislativo haverá ainda etapa de Avaliação de condicionamento físico por testes específicos (eliminatória e classificatória), Avaliação psicológica (eliminatória) e Investigação social (eliminatória).

A nota final do candidato corresponderá à soma das notas obtidas em cada uma das provas.

A validade do concurso é de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da ALMG.

A AL-MG reforça que os candidatos excedentes, classificados além do número de vagas previstas no edital poderão ser nomeados de acordo com a necessidade e conveniência da Assembleia. No entanto, não há garantia ou previsão de quando esses candidatos serão chamados.