Foram realizadas no último domingo, 17 de novembro, as provas objetivas do concurso público para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (EEAR) para o segundo semestre de 2020 (EA CFS 2/2020). As provas escritas foram compostas pelas disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. A cada questão será atribuído um valor específico e o resultado de qualquer uma das provas será igual à soma dos valores das questões assinaladas corretamente.

Foram 44.863 candidatos inscritos que disputam 252 vagas, sendo 15 para aeronavegantes nas especialidades de Comunicações e Foto Inteligência, 109 para não-Aeronavegantes nas especialidades de Guarda e Segurança, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Bombeiro, Cartografia, Desenho, Eletromecânica e Metalurgia e 128 vagas para a área de Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

Gabarito

A divulgação, via Internet, das provas aplicadas e dos gabaritos provisórios será nesta segunda-feira, 18 de novembro.

Próximas etapas

A Inspsau avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Esta, será realizada em Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA) e o resultado da mesma para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto" divulgado nas páginas eletrônicas deste Exame, na data prevista no Calendário de Eventos.

O Exame de Aptidão Psicológica (EAP) avaliará condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. O EAP será realizado sob a responsabilidade do IPA, segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos expedidos por aquele Instituto e na NSCA 38-13 "Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas", divulgada nas páginas eletrônicas do Exame.

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) avaliará a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso.

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e que optarem por concorrer às vagas reservadas serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EEAR, para verificação da veracidade de sua declaração.

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles. Os candidatos convocados para habilitação à matrícula deverão imprimir a Lista de Verificação de Documentos e anexar uma das cópias da documentação exigida, com todas as páginas numeradas e rubricadas de próprio punho pelo candidato.

Os prazos e as datas para as interposições de recurso encontram-se estabelecidos no Calendário de Eventos e devem ser rigorosamente observados e cumpridos.

Será considerado em condições de ser apreciado pela Junta Especial de Avaliação (JEA), para Habilitação à Matrícula nas vagas existentes, o candidato que atender a todas as condições que nas Provas Escritas, for considerado com aproveitamento, tendo para isso obtido grau igual ou superior a 5,0000 (cinco) na Média Final deste Exame e com grau mínimo 5,0000 (cinco) em cada uma das disciplinas e na INSPSAU, no EAP e no TACF, for considerado APTO e obtiver confirmação de sua auto declaração no PHC.

A Habilitação à Matrícula ocorrerá em data prevista no calendário de eventos, tendo como prazo limite a data de matrícula no estágio, após solução de recursos apresentados.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O prazo de validade do EA CFS 2/2020 expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da concentração final.