Neste domingo de 15 de agosto, mais de 21 mil candidatos inscritos foram convocados para as provas do concurso público da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (concurso SEJUSP-MG).

O certame pretende preencher 211 vagas no cargo de Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) - Auxiliar Educacional. As contratações se darão sob regime estatutário, que gera estabilidade na carreira após aprovação no estágio probatório. A remuneração inicial do cargo é de R$ 1.750,10, sendo a jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As provas foram realizadas das 15h às 19h simultaneamente nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram 60 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 05 de noções de informática, 10 de noções de direito, 10 de direitos humanos, 05 de raciocínio lógico e 20 de conhecimentos específicos. A etapa vale 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 50 pontos do total.

Gabaritos Sejusp

Os gabaritos provisórios das provas já estão disponíveis pelo site da organizadora IBGP. O Caderno de Questões da prova será divulgado juntamente aos gabaritos e ficará disponibilizado apenas durante o prazo recursal. Confira o gabarito completo aqui.

O prazo para interposição de recursos será de três dias úteis, no horário das 09 horas do primeiro dia às 16 horas do último dia, ininterruptamente, contados do primeiro dia útil posterior à data de divulgação do gabarito. Ainda não há data para divulgação do resultado.

Próximas etapas

A segunda etapa será composta de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. Esta, consistirá na avaliação padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas. Por tanto poderão ser utilizados testes, questionários, inventários, anamneses, dinâmicas de grupo, testes situacionais, entrevistas e procedimentos complementares.

A Avaliação Psicológica e as Entrevistas Devolutivas desta etapa deverão ocorrer nas localidades a seguir: Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Será considerado aprovado nesse Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínima exigida para aprovação. A nota final dos candidatos aprovados será o total de pontos obtidos na prova objetiva.

O concurso valerá por dois anos para o chamamento dos aprovados, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.