Neste último domingo, dia 09 de julho, mais de 15 mil candidatos inscritos foram convocados a realizar as provas objetivas e de redação do concurso da Polícia Militar de Alagoas para o cargo de Delegado, de nível superior.

10/04/2023
10/05/2023
09/07/2023
R$ 20.665,50
100
11/07/2023

O concurso público foi reaberto no dia 29 de março de 2023, após suspensão, adiamento e várias alterações no certame. O Cebraspe é a empresa responsável pela seleção de 100 vagas no cargo de Delegado e a remuenração, conforme consta no edital, é de R$ 20.665,50.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma:

d
Concurso Polícia Civil-AL 2022 - Delegado: Vagas

Provas

As provas objetivas tiveram uma duração de 3h30 e foram aplicadas pela manhã, a partir das 8h. Por sua vez, a prova discursiva teve uma duração de 3h e foi realizada no turno da tarde, após as 15h.

A prova discursiva foi composta por três questões, considerando as disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional.

Os candidatos realizaram uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que contou com 120 questões de certo ou errado, sobre os seguintes conteúdos:

  • Conhecimentos Gerais (30 questões): Língua Portuguesa e Informática;
  • Conhecimentos Específicos (90 questões): Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional Direito Administrativo, Direito Civil, Legislação Complementar e Medicina Legal.

Gabarito Oficial da PC-AL

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas já podem ser consultados individualmente pela internet, no endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_al_22_delegado a partir das 10h desta terça-feira, dia 11 de julho de 2023.

No dia 11 de julho também será divulgado o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.

Caso o candidato considere necessário, poderá interpor recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva, entre os dias 12 a 18 de julho, no site da empresa organizadora.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 19 de julho e os gabaritos oficiais estarão disponíveis para consulta a partir do dia 04 de agosto de 2023.

Demais etapas

  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Exames Laboratoriais e Médicos, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório;
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório; e,
  • Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

Teste de Aptidão Física

O Teste de Aptidão Física será composto por quatro testes:

j
Concurso Polícia Civil-AL 2022 - Delegado: Teste de Aptidão Física

Avaliação de Títulos

A Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, será realizada aos candidatos aptos na avaliação psicológica. Serão somente aceitos os seguintes documentos:

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
TÍTULO VALOR DE CADA TÍTULO VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS
Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado, desde que acompanhado de histórico escolar. 3,00 3,00
Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado
(título de mestre) em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Mestrado, desde que acompanhado de histórico escolar.
2,00 2,00
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a, em Direito. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização, desde que acompanhada de histórico escolar. 1,00 1,00
Exercício profissional em cargo de natureza policial, conforme o art. 144, caput, da Constituição Federal 0,40 por ano completo, sem
sobreposição de tempo
4,00

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período.