Se você é um dos 6 mil inscritos que fizeram as provas do concurso da PMPA no último domingo, 10 de dezembro, deve estar ansioso para conferir os gabaritos preliminares. Eles saem nesta terça-feira pelo Cebraspe.

O concurso da PM do Pará tem 400 vagas disponíveis para o cargo de Oficial Combatente. Dentre as oportunidades, 320 são destinadas aos candidatos do sexo masculino, enquanto 80 são reservadas para candidatos do sexo feminino.

Os requisitos incluem ter graduação em Bacharel em Direito, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação categoria "B", entre outros.

O número de inscritos alcançou 6.493 candidatos, distribuídos entre 3.802 homens e 2.691 mulheres. Durante o curso de formação, o Aluno Oficial receberá uma remuneração de R$ 5.728,08 e após a conclusão, na condição de Aspirante-a-Oficial PM, a remuneração será de R$ 5.896,56, além do auxílio alimentação.

Gabaritos PM-PA

Os candidatos foram convocados para as provas objetivas e dissertativas no último domingo, em diversas cidades do Pará. A divulgação dos gabaritos preliminares será feita no site do Cerbaspe a partir das 19 horas desta terça, 12 de dezembro de 2023.

As próximas etapas incluem a divulgação dos gabaritos oficiais em 20 de dezembro e o resultado preliminar das provas objetivas em 11 de janeiro de 2024.

Em 03 de março de 2024, será a avaliação psicológica. Entre 15 de abril e 19 de maio de 2024, ocorrerá a avaliação de saúde com o envio dos exames, e nos dias 25 e 26 de maio de 2024, será realizada a avaliação de saúde com a avaliação clínica. Finalizando, em 20 de julho de 2024, será a avaliação de aptidão física.

O resultado final do concurso público será homologado pela Secretaria de Planejamento e Administração e pela Polícia Militar do Pará - PMPA, publicado no Diário Oficial do Estado do Pará e no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pm_pa_23_cfo em lista única.

Teste de aptidão

A avaliação física será composta por diversas etapas, distribuídas ao longo de dois dias. As atividades contemplam diferentes aspectos de resistência e habilidades específicas para garantir uma seleção justa e eficaz. Confira as etapas detalhadas:

1º Dia:

  • Flexão/Sustentação de Braço na Barra Fixa Horizontal:
    Sexo Masculino: 4 repetições.
    Sexo Feminino: 16 segundos de sustentação.
  • Flexão Abdominal no Solo (Duração de 1 minuto):
    Sexo Masculino: 40 repetições.
    Sexo Feminino: 35 repetições.
  • Flexão de Braço no Solo:
    Ambos os sexos: 30 repetições.
    Execução para Homens: 4 apoios (mãos e pés).
    Execução para Mulheres: 6 apoios (mãos, joelhos e pés).

2º Dia:

  • Corrida (Duração de 12 minutos):
    Sexo Masculino: 2.400 metros.
    Sexo Feminino: 2.000 metros.

O concurso possui uma validade de dois anos, a contar da data de homologação final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, se necessário.