Ocorreram no domingo de 17 de dezembro as provas objetivas do grande concurso público do Tribunal de Justiça do estado de Goiás para ingresso na magistratura. Agora, os 9 mil convocados aguardam a divulgação dos gabaritos preliminares para conferir seu resultado nessa primeira fase.

O órgão lançou o edital em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o preenchimento de 52 vagas efetivas no cargo de Juiz Substituto de Goiás (concurso TJGO). A distribuição das vagas tem 37 de ampla concorrência, três reservadas para pessoas com deficiência, 10 exclusivas para candidatos negros, e 2 para indígenas.

Vagas e requisitos

O cargo exige não apenas a formação em Direito, mas também três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau, além de outros requisitos, incluindo a idade máxima de 65 anos na data da posse. A remuneração para o cargo é de R$ 30.617,25.

As inscrições no concurso foram até 04 de outubro, onde o TJGO registrou um grande número de concorrentes, totalizando 9.826 candidatos para as 52 vagas disputadas.

Gabaritos

A Fundação Getúlio Vargas disponibilizará o gabarito preliminar oficial da prova no final nesta terça-feira, após às 17h de 19 de dezembro, no site da banca - conhecimento.fgv.br/concursos/tjgo2023.

Os candidatos terão a oportunidade de interpor recursos nos dois dias seguintes à publicação dos gabaritos.

Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver o mínimo de 30% de acerto das questões em cada bloco e média final de 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos da prova.

A classificação final, que será publicada no mesmo site, encerra a fase inicial do concurso. Contudo, é importante ressaltar que o acompanhamento das publicações, editais e comunicados é responsabilidade exclusiva dos candidatos, conforme alerta o próprio TJGO.

O concurso terá ainda fases de:

  • Provas escritas (discursiva e prática de sentenças), de caráter eliminatório e classificatório. Esta etapa será composta de 2 provas escritas, uma discursiva e uma prática, sendo a prova discursiva em um único dia e a prova prática dividida em 2 dias. O tempo de prova, em cada dia, será de 5 horas.
  • Sindicância da vida pregressa, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório;
  • Exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
  • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As datas das demais etapas, com a convocação dos aprovados, sairão pela FGV após a divulgação do resultado da etapa objetiva.

A validade do concurso público para chamar os aprovados será de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final. Contudo, essa vigência pode ser estendida por mais dois anos, totalizando quatro anos.