Ocorreram no sábado de 21 de agosto as provas objetiva e discursiva para mais de 52 mil candidatos inscritos no concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal. O certame visa o preenchimento de 300 vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Escrivão de Polícia. As provas foram adiadas por 3 vezes em virtude da pandemia.

22/01/2020
11/02/2020
21/08/2021
R$ 8.698,78
300
23/08/2021
Anexos

A remuneração inicial da carreira é fixada em R$ 8.698,78, por jornada de trabalho de 40 horas por semana, sendo que durante o curso de formação o candidato recebe 50% da remuneração da classe inicial.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram realizadas no sábado de 21 de agosto às 14h com 4h30 de duração. Foram 120 questões do tipo Certo e Errado, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

O edital do concurso saiu ainda em dezembro de 2019. Após muitos adiamentos e remarcações devido à pandemia da Covid, enfim as provas foram realizadas.

Gabaritos da PCDF para Escrivão

Os gabaritos oficiais preliminares das provas sairão a partir das 19 horas desta segunda-feira, 23 de agosto de 2021, por meio do site do Cebraspe. O prazo para recursos vai das 10 horas de 24 de agosto às 18 horas de 06 de setembro de 2021.

Veja das demais datas do concurso:

  • Resultado provisório nas provas objetivas - 27/9/2021;
  • Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório nas provas objetivas -
    28/9 a 11/10/2021
  • Resultado final nas provas objetivas e resultado provisório na prova discursiva - 22/10/2021

Juntamente com as provas objetivas os candidatos realizaram a Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, valerá 30 pontos e avaliará o conteúdo (conhecimento do tema) a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Próximas etapas

Para todos os candidatos aprovados na primeira etapa, haverá Prova prática de digitação, de caráter eliminatório. Esta, terá a duração de 10 minutos, valerá 10,00 pontos e consistirá de digitação de um texto predefinido de, aproximadamente, dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.

Haverá também Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório, para os candidatos aprovados na prova prática de digitação. Estes, serão destinados à verificação das condições de saúde do candidato para o desempenho do cargo e dos requisitos legais para a matrícula no curso de formação profissional. Os exames biométricos e avaliação médica serão realizados por uma junta médica constituída por profissionais médicos do Cebraspe, juntamente com servidores da PCDF.

Para os candidatos aprovados nos exames biométricos e na avaliação médica, haverá Prova de capacidade física, de caráter eliminatório. Esta, visa avaliar a capacidade do candidato, com deficiência ou não, para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. Cada teste físico valerá de zero a 100 pontos, devendo o candidato atingir um aproveitamento mínimo de 50% da pontuação para ser aprovado em cada teste específico.

Serão convocados para a avaliação psicológica, todos os candidatos aptos na prova de capacidade física, de caráter eliminatório. Esta, visa verificar, entre outros, capacidade de concentração e atenção, capacidade de memória, tipos de raciocínio e características de personalidade, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo Escrivão de Polícia.

Serão convocados para a sindicância de vida pregressa e investigação social todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Esta etapa, é para a fins de avaliação de sua conduta pregressa e idoneidade moral, requisito indispensável para aprovação, na qual o candidato será considerado recomendado ou não recomendado.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis, a contar do primeiro dia da publicação do objeto de recurso.

A nota final na primeira etapa do concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas e da nota final na prova discursiva.

O Curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe terá carga horária de 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, podendo se estender, inclusive, aos sábados, domingos e feriados.

A nota final no concurso será o somatório da nota final na primeira etapa e da nota final no curso de formação profissional.

O prazo de validade do concurso será de 18 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Anexos