Ocorreram no domingo de 6 de novembro as provas do grande concurso público da Força Aérea Brasileira que contou com mais de 41 mil candidatos convocados. O certame busca o preenchimento de 225 vagas para compor o Curso de Formação de novos Sargentos da Aeronáutica. A seleção é destinada a selecionar candidatos que ingressarão no segundo semestre do ano de 2023.

O curso de Formação de Sargentos será realizado na Escola de Especialista da Aeronáutica, no período de dois anos. Durante este período, os candidatos aprovados recebem o valor correspondente a R$ 1.199,00 como ajuda de custo. Encerrado o curso, os aprovados adquirem a titulação de terceiro-sargento e garantem o soldo de R$ 3.825,00. Os aprovados, além da remuneração, recebem benefícios como alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.

Provas

No domingo (06/11) os concorrentes tiveram 4h30 para a realização das provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, foram compostas por questões, envolvendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.

Elas serão avaliadas em uma escala de zero a dez, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver na média final, pontuação igual ou superior a 5.

As provas foram realizadas nos estados/cidades de: Pará (Belém); Maranhão (Alcântara e São Luís); Pernambuco (Recife); Rio Grande do Norte (Natal); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Minas Gerais (Lagoa Santa e Belo Horizont) e; São Paulo (São Paulo e São José dos Campos); Mato Grosso do Sul (Campo Grande); Rio Grande do Sul (Canoas e Santa Maria); Paraná (Curitiba); Distrito Federal (Brasília); Amazonas (Manaus); Rondônia (Porto Velho); Roraima (Boa Vista).

Gabaritos

A divulgaçãodas provas aplicadas e dos gabaritos provisórios está prevista para ocorrer nesta terça-feira, 08 de novembro de 2022. A consulta será liberada de maneira individual, mediante inserção de dados de acesso.

- Veja aqui os gabaritos da Aeronáutica para Sargentos

A lista de resultado com a classificação dos candidatos sairá no dia 12 de dezembro.

Próximas etapas

O concurso compreenderá ainda mais etapas, sendo:

  • Inspeção de saúde;
  • Exame de Aptidão Psicológica;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar;
  • Validação Documental.

Confira o cronograma completo das próximas etapas:

Cronograma
Cronograma resultado Aeronáutica FAB Sargentos 2022
Cronograma
Cronograma resultado Aeronáutica FAB Sargentos
Cronograma
Cronograma resultado Aeronáutica FAB Sargentos
Cronograma
Cronograma demais fases Aeronáutica FAB Sargentos

O candidato que desejar interpor recurso, contará com o prazo de dois dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do resultado da análise dos pedidos, por meio do endereço eletrônico da organizadora.

A validade deste concurso se encerra com a matrícula e início do curso de formação dos aprovados dentro do número de vagas ofertadas.