A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou na última sexta-feira de 16 de junho que o Governo Federal vai abrir 4.436 novas vagas em 18 concursos para ingresso em vários ministérios do governo. As autorizações sairão no decorrer da semana no Diário Oficial da União.

A ministra disse que há uma grande necessidade de qualificar e recompor a força de trabalho nos ministérios e para isso o governo fará novos concursos federais para este ano.

As autorizações foram anunciadas em coletiva de imprensa transmitida na sexta, 16. Algumas autorizações devem sair nas próximas semanas. Esther Dweck concedeu entrevista coletiva sobre as autorizações, veja o vídeo:

18 órgãos terão novos concursos

O destaque fica por conta de um grande concurso que virá no Ministério do Trabalho para 900 vagas na carreira de Auditor Fiscal do Trabalho. Apenas o concurso do Ministério da Agricultura (MAPA) terá vagas de nível médio, todos os demais serão apenas de nível superior.

Confira quais Ministérios e setores da administração pública federal terão concursos autorizados em junho, segundo a apresentação feita pela ministra:

  1. Ministério da Agricultura (MAPA) - 440 vagas
  2. Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - 80 vagas
  3. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - 742 vagas
  4. Ministério da Educação (MEC) - 220 vagas
  5. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - 50 vagas
  6. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - 50 vagas
  7. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - 100 vagas
  8. Ministério das Relações Exteriores (MRE) - 100 vagas
  9. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) - 100 vagas
  10. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - 100 vagas
  11. Agência Nacional de Mineração (ANM) - 24 vagas
  12. Ministério de Minas e Energia (MME) - 30 vagas
  13. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - 900 vagas
  14. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) - 50 vagas
  15. Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) - 50 vagas
  16. Ministério da Saúde (MS) - 220 vagas
  17. Fundação Oswaldo Cruzx (FIOCRUZ) - 300 vagas
  18. Vários Ministérios (carreira transversal) cargo de Analista em TI - 300 vagas

- Veja a lista de concursos autorizados para 2023

Além destes novos concursos, que vão abrir em breve, o concurso em andamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) terá provimento adicional de 160 vagas. Além dele, o concurso da ANM aberto em 2021 e em andamento vai convocar mais 24 aprovados excedentes no cargo de Especialista em Recursos Minerais.

Confira os cargos que abrirão em cada órgão:

Concursos autorizados pelo Governo Federal em 2023 - Parte 1
Concursos autorizados pelo Governo Federal em 2023 - Parte 1

Concursos autorizados pelo Governo em 2023 - Parte 2
Concursos autorizados pelo Governo em 2023 - Parte 2

Durante a apresentação, a ministra reiterou ainda a possibilidade de que sejam autorizados mais concursos este ano, incluindo autorizações para o Banco Central e para o IBGE. No total, a ministra disse que ministérios pediram 70 mil vagas, mas não será possível atender toda essa demanda este ano.

Um dos concursos muito aguardados, mas que ficou de fora dessa autorização foi o do IBGE para efetivos. A ministra disse que o órgão poderá ainda ser contemplado esse ano, mas não confirmou quando a autorização será publicada, ela se limitou a dizer: "em breve será [autorizado]". O IBGE pede concurso para efetivos desde 2016.

Agora, o foco será em carreiras de nível superior. Poucos concursos serão de nível médio, disse a ministra.

"A nossa expectativa é fazer, cada vez mais, concursos de nível superior. Isso diminui a rotatividade de servidores, pois os servidores que ingressam em cargos de nível médio já são formados em nível superior. Assim, eles ficam pouco tempo no cargo e tentam outros cargos de nível superior, gerando vacãncia nos cargos de nível médio", disse Dweck.

Quando questionada sobre um novo concurso no Banco Central, outro concurso muito aguardado, Dweck não confirmou se o edital será autorizado ainda este ano:

"O concurso do Banco Central está em análise, estamos discutindo com o BC como se dará esse novo concurso e quais cargos serão autorizados. Provavelmente no ano que vem, não está no radar para este ano", disse.

Alguns desses concursos anunciados podem ficar ainda para o ano que vem, pois dependem da aprovação do novo arcabouço fiscal e da PLOA de 2024, que define o orçamento da União. A ministra também ressaltou a necessidade de fortalecer a capacidade estatal, pois nos últimos sete anos, a administração pública teve perda de cerca de 100 mil servidores.

Até agora, concursos no MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da FUNAI e do Ministério do Meio Ambiente já haviam sido autorizados e terão editais muito em breve. Após a autorização publicada no Diário Oficial, o prazo é de 6 meses para sair o edital.

Vídeo incorporado do YouTube