O tempo começou abafado e com chuvas fracas em muitas áreas do país. Na Região Sul, uma passagem de uma nova frente fria deve mudar as temperaturas nesta última semana de 2022, provocando o aumento de chuva forte na região da serra do Rio Grande do Sul, espalhando nuvens carregadas pelo leste de Santa Catarina, principalmente em Florianópolis e no Paraná.

Também haverá circulação de ventos, calor e umidade, ocasionando chuvas fortes no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, com o reforço da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), espalhando nuvens carregadas pelo leste do Amapá.

Na região sul de Minas Gerais, em Varginha, e na Serra Fluminense, assim como em cidades do nordeste de São Paulo, também haverá chuva persistente, pelo menos até o fim da semana de ano novo.

Previsão do tempo para a última semana do ano

Veja abaixo, a previsão do tempo para o começo da última semana de dezembro de 2022 por região:

Região Sul: A passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul, juntamente com a circulação dos ventos, aumenta o volume de chuvas na Região Serrana do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e do Paraná. Nesses locais, poderá ocorrer o aumento da chuva entre o fim da manhã e começo da tarde.

Nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, as pancadas podem vir fortes com raios e rajadas de vento.

Região Sudeste: a união do calor, umidade e circulação dos ventos favorece o aumento das nuvens de chuva em São Paulo, Minas e Rio De Janeiro. O dia será abafado, com aumento das instabilidades e pancadas de chuva que intercalam com períodos de sol. Já no litoral norte do Rio, em Vitória e Linhares, no Espírito Santo, a chuva fica mais isolada.

O sol deve aparecer mais no norte de Minas, concentrando as pancadas pela tarde.

Região Centro-Oeste: toda essa circulação de ventos e a umidade que está presente na atmosfera deverão provocar essas pancadas mais fortes entre o leste e norte de Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Distrito Federal.

Deve ocorrer ainda algumas aberturas de sol e a sensação é de abafamento. Já no Mato Grosso do Sul, o sol deve aparecer bastante durante o dia e a chuva fica concentrada mais entre tarde e noite.

Região Nordeste: o interior nordestino continua com tempo mais instável, aparecendo sol e algumas pancadas de chuva forte. Tem risco de raios e trovoadas nas capitais, São Luís, Teresina e Salvador. As chuvas devem acontecer mais entre o final da tarde e a noite, podendo vir acompanhadas de rajadas de vento. Já na costa leste nordestina, os dias são de sol com bastante calor e a tarde as temperaturas deverão ficar altas, com algumas chuvas isoladas e passageiras.

Região Norte: As temperaturas passam de 30 °C pela Região, sempre abafadas e com bastante variação de nuvens e chuva desde cedo no Acre, leste do Amazonas, região de Manaus, sul do Pará e estado do Tocantins. Nestas regiões, há risco de temporais pela tarde. No leste e norte do Amapá, devem continuar sob influência da ZCIT, ocorrendo mais nuvens de chuva e temporais. Nas demais localidades, terá pancadas de chuva, intercalando com bastante sol entre manhã e tarde.

O INMET divulgou também a previsão do tempo para as capitais neste início de semana.

Alertas meteorológicos

Deve haver alerta de temporais no leste e sudeste do AM, sul do PA, estado do TO, extremo sul do PI, oeste da BA, leste e norte de MT, no DF e centro-norte de GO.

Também deverá ter atenção para chuva forte, com raios e rajadas de vento, em SP, no centro-sul e interior do RJ, em MG, ES, PR, MS, interior de SC e centro-norte e nordeste do RS.

Alerta de temporais no leste de SC e em Florianópolis. Rajadas de vento de 40 a 50 km/h em Porto Alegre, litoral e sul do RS.

Chuva forte com raios e rajadas de vento em São Luís, Teresina, Ilhéus e Porto Seguro. Alerta de temporais em Macapá e Rio Branco, e em Belém. Chuva forte em RO, sul de GO, Triângulo de MG, norte do PA e interior do AM e rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral norte do Rio de Janeiro.