A partir desta quinta-feira (23), a Região Sudeste do Brasil terá novamente chuvas e ventanias, devido a formação de um ciclone extratropical. Porém, até domingo de Natal (25), a intensidade dessas precipitações deverá diminuir.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o aumento do volume da precipitação preocupa no Espírito Santo e na região serrana e no noroeste do Rio de Janeiro, além do norte, centro e leste de Minas Gerais, onde poderá ocorrer granizo. Contudo, a tendência é que as chuvas devam diminuir no decorrer do fim de semana.

Formação de ciclone na Região Sudeste

Na noite da última terça-feira (20), o ciclone começou a se formar. Nesta quinta, 22, o ciclone começou a se mover em direção ao Espírito Santo e ao sul da Bahia, até ir embora do continente. No início do mês de dezembro, dados do INMET apontaram que a Região Sudeste iria ter chuva acima da média.

"A partir do dia 22 o ciclone irá se afastar um pouco mais. Acontece que ele irá alimentar a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Então, mesmo com seu deslocamento para o oceano, irá ajudar a manter a chuva na região", disse Andrea Ramos, meteorologista do INMET.

Ainda segundo o Instituto, a tendência é que o acumulado de chuvas diário para parte do Sudeste, principalmente no Espírito Santo, passe dos 80 mm diários. "A tendência é colocar alertas de chuvas intensas. São aquelas que trazem transtornos, como queda de energia elétrica, alagamentos, desabamentos e desmoronamentos", explica Andrea Ramos.

Para o meteorologista Marcio Cataldi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), no sábado (24) e domingo (25), a chuva deverá dar trégua, apenas com pancadas na região serrana e no noroeste do estado do Espírito Santo.

Regiões Norte e Nordeste terão chuvas no dia de Natal

Devido ao calor e umidade, a região Norte do país deverá ter chuvas na forma de pancadas ao longo do fim de semana.

No Nordeste, o restante da semana deverá permanecer com chuva, com exceção do sul e oeste da Bahia, no sul do Piauí e no Maranhão. A temperatura deve subir em alguns pontos, podendo chegar até os 38 °C e 39 °C no Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Centro-Oeste e Sul

A tendência de chuvas deve permanecer na região Centro-Oeste, onde na maior parte deverá ter apenas chuvas isoladas em pancadas.

Já no Sul, que sofreu com chuvas no início de novembro, a tendência é que o tempo fique mais aberto para o final da semana, até a chegada do Natal. De acordo com o INMET, grande parte do Rio Grande do Sul não terá chance de chuva.

Já a porção nordeste do estado e a faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, terão precipitação na forma de pancadas. No Sul, a temperatura deverá chegar aos 34°C.