O 12º concurso do Ministério Público Militar (MPM) para Promotor de Justiça foi interrompido pelo avanço do novo coronavírus. Essa notícia foi divulgada por meio de um aviso publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira de março (19). No documento, o presidente da Comissão do referido concurso público informou que as provas do certame, previstas para o dia 26 de abril de 2020, foram adiadas por tempo indeterminado. Veja o anúncio:

21/01/2020
19/02/2020
R$ 33.689,11
6
MPM suspende provas de concurso
MPM suspende provas de concurso

De acordo com o cronograma contido no edital, a publicação da relação de Inscrições Preliminares deferidas deveria ter sido publicada no dia 12 de março. Já o prazo para os pedidos de recursos terminaria no dia 17 de março. Depois disso, por fim, seria divulgada a tão esperada convocação para as provas e o documento com as análises dos pedidos de recursos, no dia 25 de março.

Agora, as datas devem ser desconsideradas pelos candidatos inscritos no concurso, visto que todas as etapas serão reorganizadas e os novos prazos serão divulgados em um momento futuro, após o término da situação de calamidade pública do país, ainda incerta.

O Concurso

O certame para Promotor de Justiça Militar do MPM oferta 6 vagas, ao todo. É necessário ser bacharel em Direito e ter 3 anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do título. Os nomeados receberão o salário inicial de R$ 33.689,11. As provas objetivas serão compostas por 125 questões, de múltipla escolha.

Os nomeados serão alocados entre as seguintes unidades:

  • Procuradoria de Justiça Militar em Bagé-RS (2);
  • Procuradoria de Justiça Militar em Belém-PA (1);
  • Procuradoria de Justiça Militar em Manaus-AM (1);
  • Procuradoria de Justiça Militar em Recife-PE (1);
  • 5ª Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro-RJ (1).

Essa suspensão é uma das medidas tomadas que visa o combate do espalhamento do vírus, visto que ele ocorre facilmente de uma pessoa infectada para as outras. Desta forma, os órgãos públicos estão fechando as portas e adiando a realização das provas e demais etapas dos certames.