O concurso da Polícia Federal já teve o seu edital publicado e inscreve para 1.500 vagas distribuidas entre os cargos de Delegado (123 vagas), Escrivão (400 vagas), Papiloscopista (84 vagas) e Agente (893 vagas). As inscrições seguem até o dia 09 de fevereiro.

Embora o certame oferte 1.500 vagas nos cargos, a Polícia Federal projeta nomear 2 mil novos servidores, até o ano de 2022. A informação foi repassada pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, no início de janeiro de 2021, durante o encerramento do Curso de Formação Profissional de novos peritos e delegados.

Segundo o Diretor-Geral da Polícia Federal serão nomeados todos os 1.500 candidatos futuramente aprovados no certame, bem como serão nomeados mais 500 candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso. Segundo Rolando Alexandre, os 2.000 candidatos serão nomeados entre a primeira turma de 2021 e a segunda turma de 2022.

Veja as palavras do Diretor-Geral da Polícia Federal:

"Neste momento a formação dos novos policiais federais não estaria acontecendo sem o seu apoio incondicional (presidente) em recomposição dos quadros da Polícia Federal. Não apenas com essa turma que se forma hoje, mas também com a realização de um novo concurso público de 2 mil vagas: 1.500 já para 2021 e os excedentes para 2022", disse.

Em dezembro do ano passado, o próprio Presidente Jair Bolsonaro chegou a comentar em uma rede social que neste ano seriam abertas 2.000 vagas em concurso público para a Polícia Federal. Desta forma, apesar do edital prever inicialmente 1.500 vagas, de acordo com o Presidente e com o Diretor-Geral da Polícia Federal, mais 500 servidores deverão ser nomeados.

Apesar das prováveis 2.000 vagas, a Diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Delegada Cecília Silva Franco, prevê que o número de convocações seja ainda maior! Segundo a Delegada, nem mesmo as 2.000 vagas serão suficientes para suprir o déficit de pessoal que a Polícia Federal conta hoje. Atualmente, mais de mil servidores da Polícia Federal poderão se aposentar a qualquer momento uma vez que já cumprem com todos requisitos para solicitarem o pedido, mas permanecem trabalhando no órgão.

Segundo previsões divulgadas pela Polícia Federal, a expectativa é de que os primeiros aprovados no certame sejam convocados para iniciarem o curso de formação profissional (CFP), em Brasília, antes do final julho deste ano.

Do concurso

As 1.500 vagas são para 4 carreiras. A exigência para concorrer nos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão da Polícia Federal e Papiloscopista é ter graduação em qualquer area de nível superior. O salário inicial para os cargos é de R$ 12.441,26.

Já para Delegado o requisito é ter formação superior em Direito e três anos de atividade jurídica ou policial. O salário é de R$ 23.692,74, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Os candidatos poderão fazer a inscrição até as 18h do dia 09 de fevereiro de 2021, somente pela internet, no site do Cebraspe - www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21.

Adicione o Ache Concursos aos seus favoritos e acompanhe o site para não perder novas informações acerca do concurso da Polícia Federal e demais concursos em todo o país.