A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está programando fazer um concurso público para o ano de 2023, conforme confirmado pela secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Segundo a secretária, o edital será divulgado em breve e as contratações serão efetuadas até o final de 2023. Esse concurso faz parte do eixo de Fortalecimento Institucional do Plano Estadual de Meio Ambiente, lançado em 5 de maio pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Concurso deverá oferecer mais de 200 vagas

O objetivo principal é expandir os recursos humanos e as estruturas relacionadas a diversas áreas ambientais do Governo de São Paulo. Essa iniciativa inclui um investimento de R$ 112 milhões, destinado a atualização de equipamentos e equipes responsáveis pela fiscalização de poluentes, bem como para o atendimento de emergências envolvendo a fauna e a flora silvestres.

Estima-se que o novo concurso Cetesb disponibilize mais de 200 vagas. A distribuição dessas vagas por cargos e níveis de escolaridade ainda não foi informada.

"A criação dessas 224 vagas na Cetesb permitirá a renovação e o aprimoramento de um corpo técnico já excelente em suas atividades. Isso será especialmente importante para os processos de licenciamento, garantindo maior segurança jurídica, celeridade e eficiência", disse Natália Resende.

Último concurso Cetesb ocorreu há 10 anos

O último concurso realizado pela Cetesb ocorreu há mais de 10 anos, em 2012. O edital publicado na época oferecia dez vagas imediatas, além de cadastro de reserva, abrangendo diversos cargos nos níveis fundamental, médio, técnico e superior.

As oportunidades eram destinadas à capital, São Paulo, e outras regiões do estado. No nível fundamental, havia vagas para ajudante de serviços gerais (manutenção) e auxiliar de laboratório. Para o nível médio, as opções eram escriturário, operador de centro de controle e técnico administrativo.

Candidatos com formação técnica puderam concorrer a vagas como auxiliar de enfermagem e técnico ambiental em diferentes áreas. Já para os candidatos com nível superior, foram disponibilizadas vagas para analista ambiental (nas áreas de auditoria, engenharia ambiental, engenharia sanitarista e oceanografia), biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro mecânico, geólogo, tecnólogo mecânico, advogado e analista administrativo.

Além dessas opções, havia cargos como analista de educação ambiental, bibliotecário, profissionais de Ciências Sociais, Recursos Humanos, analista de TI, arquiteto, biólogo, biomédico, entre outros.

A Fundação Vunesp foi a instituição responsável pela organização do concurso, e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, que abordavam questões de Língua Portuguesa, Matemática, Lei de Acesso à Informação, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Para alguns cargos, foram incluídas perguntas de Língua Inglesa. Os candidatos de nível superior também foram submetidos a uma prova discursiva.

Além dos salários, os funcionários da Cetesb recebem benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e assistência médico-hospitalar. Também há a opção de aderir voluntariamente a um seguro de vida em grupo e acidentes pessoais.

A Cetesb possui um programa de capacitação que engloba cursos internos e externos, com o intuito de atualizar e aprimorar os conhecimentos nas diversas áreas técnicas.