A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Seccional do Estado do Rio Grande do Sul, lançou nota de repúdio ao cartunista paulista Jean Galvão.

Em charge publicada no domingo (dia 05/05/2024), no jornal Folha de São Paulo, o cartunista retrata uma família, isolada em cima de um telhado em meio a enchentes com a frase: "Não chora, vai alagar ainda mais".

Charge do Cartunista Jean Galvão gerou polêmica
Charge do Cartunista Jean Galvão gerou polêmica

Conforme teor da nota de repúdio publicada pela Ordem dos Advogados da Seccional do Rio Grande do Sul, a entidade que representa mais de 100 mil advogados e advogadas, ratifica seu repúdio à referida publicação, destacando que o momento exige empatia de todo o Brasil, das instituições, das autoridades e da imprensa.

Ainda, a nota esclarece que ao ironizar uma família isolada em meio às enchentes, enquanto a realidade do Rio Grande do Sul é de centenas de pessoas desaparecidas, milhares de desabrigados e ilhados, a Folha de São Paulo faz justamente o contrário do que é o fundamental papel de imprensa: informar e gerar o sentimento de solidariedade em meio a uma imensa tragédia.

Ao final da nota, a Instituição destaca que defende e sempre defendeu a liberdade de imprensa e de expressão, pois é pilar da democracia, mas possui o direito de criticar e repudiar, como no caso, quando há inquestionável equívoco no tom da publicação.

O Estado do Rio Grande do Sul vive a sua maior crise climática de toda sua história. Segundo os últimos dados divulgados pela Defesa Civil gaúcha, na manhã do dia 09/05, há 107 mortos e 134 pessoas desaparecidas em razão das enchentes. Ainda, segundo a Defesa Civil, são 425 municípios gaúchos atingidos, 164.583 pessoas desabrigadas e 1,47 milhões de pessoas afetadas.