O Presidente Jair Bolsonaro decidiu recuar e não apresentou a Reforma Administrativa no prazo inicialmente previsto pelo Poder Executivo. Assim, embora prevista para ser entregue no Senado Federal ainda em 2019, o projeto deverá ser encaminhado ao Poder Legislativo somente no ano que vem. Além de recuar com a apresentação da Reforma, a tendência é que o Planalto suavize termos da reforma.

Embora já tivesse anunciado que a Reforma Administrativa seria apresentada, Bolsonaro respondeu no domingo, quando indagado que esta "Vai aparecer, não sei quando. Mas, vai demorar um pouquinho ainda".

Após a declaração, no início desta semana, o Presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a Reforma Administrativa. Indagado novamente pelos jornalistas, o Presidente respondeu: "Conversei com o Paulo Guedes a tarde de novo. Quero mandar uma proposta, a mais suave possível. Essa que é a ideia"

Cansado de ser questionado pela imprensa acerca da Reforma, Bolsonaro declarou que não irá mais dar detalhes antecipados. "Não vou entrar em detalhes porque depois volto atrás, vão dizer que eu recuei, não é? Que 'não sei o quê', bagunçam comigo daí" declarou o Presidente.

Desta forma, conforme a mudança do discurso do Presidente, a expectativa é de que a Reforma Administrativa realmente saia do papel e seja apresentada pelo Governo no ano que vem, contudo, com algumas limitações em relação a alguns pontos divulgados anteriormente, ainda não divulgados.

Mais informações acerca da Reforma Administrativa deverão ser conhecidas nas próximas semanas, quando o Presidente, em conjunto com o Ministério da Economia, encaminhar formalmente a proposta ao Congresso Nacional.