Novo concurso público está nos planos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará. A banca organizadora deve ser contratada ainda esse ano.

A informação foi dada pela secretária Hana Ghassan por meio das redes sociais. Conforme ela, o início dos preparativos para o novo concurso acontecerá ainda este ano. Porém, até o momento, ainda não existem datas ou um cronograma definidos. O que se sabe até o momento é que as vagas a serem ofertadas contemplarão cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Concurso previsto desde 2019


O edital de licitação para contratar a banca organizadora do concurso estava previsto para ser publicado no último quadrimestre, porém não ocorreu em momento oportuno e é provável que nova comissão seja formada.

Vale mencionar que a comissão será responsável pelo projeto básico do concurso, documento em que constam as informações sobre o concurso, os cargos, vagas, calendário e outras informações relevantes.

Último concurso


O último concurso da Semas-PA aconteceu lá em 2008, quando foram ofertadas 299 vagas de níveis fundamental, médio e superior sob a organização da FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa).

As oportunidades foram distribuídas entre as cidades Polo de Belém, Santarém, Marabá, Soure, Altamira e Paragominas.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. Os cargos de nível superior passaram por avaliação de títulos além das provas objetivas.

Ainda, a Semas PA teve edital para temporários no ano de 2020. Nele, foram autorizadas 340 vagas temporárias para profissionais dos níveis médio e superior. Os salários chegaram a R$ 2,8 mil.

As oportunidades eram para técnico em Gestão de Meio Ambiente nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Geografia, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Minas, Química Industrial, Ciências Biológicas, assistente administrativo, Geologia, Engenharia de Pesca, Geografia, Engenharia Civil, Ciências Sociais, tecnólogo em Geoprocessamento, tecnólogo em Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Estatística, Ciências Contábeis, Administração, Secretariado Executivo e Ciência da Computação.