Hoje é o último dia para estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizarem suas matrículas ou registros acadêmicos nas instituições para as quais foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) enfatiza a responsabilidade dos candidatos em observar as condições, procedimentos e documentos necessários para a matrícula. Além disso, é crucial que estejam atentos aos dias, horários e locais de atendimento estipulados por cada instituição, conforme indicado nos editais.

Lista de espera

Para aqueles que não foram selecionados nesta fase, há a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera, disponível até hoje, dia 7 de fevereiro. A participação nessa lista possibilita concorrer a vagas resultantes de desistências dos inicialmente selecionados. O procedimento para integrar a lista de espera deve ser realizado através da página do Sisu no portal Acesso Único.

A lista de espera poderá ser utilizada ao longo de todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de ensino superior participantes, visando preencher eventuais vagas não ocupadas na chamada regular, conforme destaca o Ministério da Educação.

Convocação dos candidatos

A próxima etapa relevante do processo se dará em 16 de fevereiro, quando ocorrerá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior. Importante salientar que a seleção no Sisu 2024 assegura apenas a expectativa de direito à vaga desejada, sendo a matrícula ou o registro acadêmico condicionados à comprovação na instituição selecionada.

Nesse processo seletivo, que teve uma única etapa de inscrição para todo o ano, foram ofertadas 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Vale lembrar que a inscrição deve ser gratuita e realizada nos dias e horários regulares de funcionamento da instituição, conforme estabelecido pelo MEC, sem a cobrança de quaisquer taxas relacionadas ao processo seletivo.

Cronograma Sisu 2024

  • 22 a 25 de janeiro: período de inscrição
  • 30 de janeiro: resultado
  • 1º a 7 de fevereiro: matrícula dos selecionados
  • 30 de janeiro a 07 de fevereiro: período para manifestar interesse na lista de espera
  • 16 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera