O Ministério da Educação (MEC) divulgou a tão aguardada lista de aprovados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2024.

Esta edição do ProUni se destaca como a maior oferta de bolsas desde sua criação em 2004. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 400 mil bolsas, abrangendo uma ampla variedade de cursos em mais de mil instituições em todo o país. Destacando-se entre os estados com maior número de vagas estão:

O ProUni

Para quem ainda não está familiarizado, o Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior, com critérios de seleção baseados na renda familiar, formação escolar e outros requisitos estabelecidos pela legislação.

Próximos passos após a aprovação

Se você foi pré-selecionado nesta primeira chamada, é essencial ficar atento aos próximos passos. O candidato deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado no período de 6 a 20 de fevereiro. Essa documentação servirá para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.

Documentos necessários para comprovação:

  • Documentos de Identificação do Estudante e dos Membros de seu Grupo Familiar;
  • Comprovantes de Residência;
  • Comprovantes de Rendimentos.

Atenção à responsabilidade do candidato

O MEC destaca que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição de ensino, os horários e o local de comparecimento para a entrega da documentação. Perder o prazo ou não comprovar as informações implicará automaticamente na perda da bolsa.

A instituição, ao receber a documentação, emitirá um documento de comprovação da entrega.

Dicas para agilizar o processo:

  • Organize seus documentos com antecedência;
  • Certifique-se de que todos os documentos solicitados estão em ordem;
  • Fique atento aos prazos estabelecidos pela instituição de ensino;
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com o coordenador do ProUni da instituição.

A documentação completa para ser apresentada na instituição de ensino na qual o candidato foi aprovado, é possível conferir nesta página do site do MEC.