Foi dada a largada nos processos seletivos para ingressar no Ensino Superior em 2024. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está com inscrições abertas e a procura está alta - mais de 820 mil pessoas se inscreveram após 20 horas da abertura do Sisu 2024.

Segundo o Ministério da Educação, o número representa 37% dos 2.208.932 candidatos que estão aptos a concorrer a uma das 264.181 vagas ofertadas nesta edição do Sisu. As inscrições seguem abertas até 25 de janeiro.

O Sisu não é o único processo seletivo que permite o ingresso em universidades de ensino superior: os candidatos ainda contam com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Normalmente, essas seleções contam com prazos bem curtos de inscrição, variando entre três e quatro dias, por isso é importante estar por dentro de todas as datas e se planejar para não perder essa oportunidade.

Pensando nisso, nós do Ache Concursos preparamos em um só lugar as principais datas das três seleções para você não perder nenhum prazo importante. Confira abaixo o cronograma do Sisu, Prouni e Fies em 2024.

ÍNDICE
Sisu, Fies e Prouni 2024: veja calendário e inscrições
Sisu, Fies e Prouni 2024: veja calendário e inscrições

Sisu 2024

O primeiro da lista é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já está em andamento. As inscrições do Sisu 2024 começaram no dia 22 de janeiro e seguem até as 23h59min do dia 25 de janeiro. Os candidatos devem fazer inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Nesta edição, o Sisu vai ofertar 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação espalhados por 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Lista de espera - diferente de outros anos, nesta edição a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2024 no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Resultado Sisu 2024 - os candidatos poderão conferir o resultado do processo seletivo no dia 30 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Calendário Sisu 2024

  • 22 a 25 de janeiro: período de inscrição
  • 30 de janeiro: resultado
  • 1º a 7 de fevereiro: matrícula da chamada regular
  • 30 de janeiro a 07 de fevereiro: período para manifestar interesse na lista de espera
  • 16 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera

Quem pode participar do Sisu? Para participar do processo seletivo o candidato deve ter realizado a edição mais recente do Enem (2023), desde que não seja treineiro, e não ter zerado a prova de redação. O Sisu permite que cada candidato escolha até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo.

Prouni 2024

Tem interesse em conseguir uma bolsa do Prouni? Então fique de olho que o prazo de inscrição começa em breve, no dia 29 de janeiro. Na edição 2024, o Prouni terá uma oferta-recorde: são 402.092 bolsas, sendo 304.638 interegrais (100%) e 97.454 parciais (50%).

A consulta às bolsas do Prouni 2024 foram abertas no dia 19 de janeiro. O edital completo do primeiro semestre você confere aqui.

Segundo o MEC, esta é a edição do Prouni com maior oferta de bolsas desde a primeira edição do programa (2005). São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia estão entre os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas nessa edição.

Calendário Prouni 2024

  • 19 de janeiro: consulta de bolsas Prouni
  • 29 de janeiro a 1º de fevereiro: período de inscrição
  • 06 de fevereiro: resultado da 1ª chamada
  • 06 a 20 de fevereiro: comprovação de informação da 1ª chamada
  • 27 de fevereiro: resultado da 2ª chamada
  • 27 de fevereiro a 07 de março: comprovação de informação da 2ª chamada
  • 14 a 15 de março: manifestação de interesse na lista de espera
  • 18 de março: resultado da lista de espera

Quem pode participar do Prouni? Os critérios para participar da seleção são: ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (2022 ou 2023) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado nota zero na prova de redação ou ter participado do Enem como treineiro.

Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 2.118,00) para obter a bolsa integral. Para ter acesso à bolsa de 50% (parcial), o selecionado deve possuir renda mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.236,00).

O processo seletivo do Prouni exige que o candidato atenda ainda pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado:
    1. o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    2. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    3. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    4. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    5. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  • seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

Fies 2024

Com calendário bem próximo aos outros dois processos seletivos, a edição deste ano do Fies ainda não tem cronograma definido. Isso porque o edital do Fies 2024 ainda não foi publicado.

Conforme o ministro da Educação, Camilo Santana, o programa está passando por mudanças e, quando for lançado, "deve se tornar acessível também a estudantes do Prouni".

"Não vamos divulgar o calendário agora porque estamos em um processo de mudança no Fies. Estamos fechando as mudanças para garantir as novas regras para as inscrições, que, geralmente, são em março", disse Santana durante entrevista coletiva em 16 de janeiro.

O MEC não informou a previsão de divulgação do edital Fies 2024.

Calendário Fies 2024

  • A divulgar
  • Previsão de inscrições em março/2024

O programa que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de graduação em universidades privadas exige que o candidato tenha feito alguma edição do Enem a partir de 2010, além de ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.

Outro critério para ser selecionado no Fies é ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.