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001
Matéria: Português
Órgão: TJ-GO
Ano: 2014

Texto 2 – Apologia de Sócrates

“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”. “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

“Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

Entre as estratégias argumentativas anunciadas por esse segmento do texto 2, a mais importante é:

002
Matéria: Regime jurídico administrativo
Órgão: COMPESA
Ano: 2014

A  Constituição  Federal,  em  seu  artigo  37,  estabelece  cinco  princípios básicos para a Administração Pública Direta e Indireta. 

A  esse  respeito,  o  princípio  que  exige  que  a  atividade  administrativa seja exercida com presteza, perfeição, rendimento  e economicidade para a Administração é denominado 

003
Matéria: Português
Órgão: SESI-PA
Ano: 2012

imagem-001.jpgLeia o excerto: “As mulheres que mais apanham dos seus maridos são as que não trabalham fora, não têm instrução, têm filhos e moram na região rural”. Quanto à acentuação gráfica, as palavras destacadas recebem acento porque

004
Matéria: Cargo, emprego, função
Órgão: PROCEMPA
Ano: 2012

Observe a seguintes afirmativas.

I – A lei especificará os cargos e funções cujos ocupantes, ao assumi-los e ao deixá-los, devem declarar os bens que compõem seu patrimônio, podendo estender esta exigência aos detentores de funções diretivas e empregos na administração indireta.

II – A lei estabelecerá os casos de contratação de pessoal por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

III – A lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

Estão corretas

005
Matéria: Licitações e Lei 8.666 de 1993.
Órgão: AL-AM
Ano: 2011

A modalidade de licitação pregão é regulamentada pela Lei 10.520/2002. Assinale a alternativa que traz a correta ordem de fases do procedimento do pregão.

006
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: SEDUC-AM
Ano: 2011

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Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens
de 91 a 95.
No terceiro parágrafo, menciona-se a metáfora do jogo de xadrez, que Saussure utilizou para demonstrar sua concepção de como ocorre o aprendizado de uma língua.

007
Matéria: Interpretação de Textos
Órgão: Banco do Brasil
Ano: 2011

Desde o início da evolução humana, buscamos formas
alternativas para o nosso desenvolvimento, seja por meio da
fala, de ferramentas ou de associações para superar barreiras.
Nos últimos tempos, nos acostumamos à expressão Tecnologia
Social, sem compreender exatamente o que isso significa.

Para a Fundação Banco do Brasil, o conceito de Tecnologia
Social percorre as experiências desenvolvidas nas comunidades
urbanas e rurais, nos movimentos sociais, nos centros
de pesquisa e nas universidades ? que podem produzir métodos,
técnicas ou produtos que contribuam para a inclusão e a
transformação social, em particular quando desenvolvidas em
um processo no qual se soma e se compartilha o conhecimento
científico com o saber popular.

Muitas experiências foram desenvolvidas no Brasil, nos
últimos anos, tendo como perspectiva a construção do desenvolvimento
local, com sustentabilidade. Nesse processo, o objetivo
é, ao mesmo tempo, dinamizar as potencialidades locais e
desbloquear aqueles entraves que impedem esse potencial de
se realizar. Grupos e comunidades organizadas, ou em organização,
presentes em todo o país, buscam levar adiante projetos
de geração de trabalho e renda nas mais diversas realidades,
seja no campo, seja nas pequenas, médias e grandes cidades.

Nos povoados com características do mundo rural, esses
projetos aparecem em atividades tradicionais que vão do
artesanato, casas de farinha, criação de galinha caipira, produção
de rapadura ou de cachaça até às atividades mais novas da
apicultura, piscicultura, fruticultura. Nas grandes cidades, na
reciclagem, nos espaços de inclusão digital e nas rádios comunitárias,
entre outras atividades, milhares de pessoas desenvolvem
empreendimentos econômicos e solidários, dos quais
muitos contam com a parceria da Fundação Banco do Brasil.


(Adaptado de artigo de Jacques de Oliveira Pena.
http://www.fbb.org.br/portal/pages/publico/expandir.fbb?cod
ConteudoLog=8577, acessado em 15 de janeiro de 2011)

O texto afirma que

008
Matéria: História e Geografia de Estados e Municípios
Órgão: Prefeitura de Goiana - PE
Ano: 2010

A conquista do Norte pelos holandeses trouxe mudanças para as províncias da região, que tiveram de se adaptar a uma nova forma de governo, a uma nova religião, etc. Após a derrota dos holandeses, o quadro mudou novamente, porém com a permanência de certas influências dos holandeses. Goiana, após a expulsão dos holandeses

009
Matéria: Aritmética e Problemas
Órgão: IBGE
Ano: 2010

Na loja virtual do IBGE (www.ibge.gov.br/lojavirtual), é possível adquirir diversos produtos cartográficos. A tabela abaixo apresenta os atlas disponíveis para compra.

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Se a diretora de uma escola decidir comprar um Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, quatro exemplares do Atlas geográfico escolar - 5a edição e dois do Atlas geográfico escolar multimídia - 2a edição para a biblioteca da escola, quanto vai gastar, em reais?

010
Matéria: Português
Órgão: TRE-PR
Ano: 2009

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Com base nas estruturas linguísticas e nas relações
argumentativas do texto acima, julgue os itens de 7 a 13.

O uso de “preocupa-se” (L.15) em referência a uma ação de Ricoeur no passado indica a possibilidade do emprego de consiste para uma ação de Aristóteles, em lugar de “consistia” (L.13); mas o uso do pretérito em “deteve-se” (L.12) o impede.