Comprar online é uma forma prática e conveniente de adquirir produtos de diferentes marcas e categorias com preços acessíveis e a um clique de distância, não é mesmo. No entanto, é importante saber como rastrear seu pedido para acompanhar sua entrega e evitar surpresas.

As empresas varejistas chinesas que aderiram ao Remessa Conforme recentemente, como Shein e Shopee, fornecem um código de envio da compra para que os consumidores possam conferir as movimentações de seus pedidos, podendo ser tanto pelo próprio aplicativo das empresas ou então pelo site dos Correios. Veja abaixo, as formas de rastreio das compras.

Como rastrear compras da Shein?

Para rastrear um pedido na Shein, siga estas etapas:

  1. Acesse o aplicativo da Shein (disponível para Android e iOS), digite seu e-mail e senha e clique em "Entrar";
  2. Clique em "Perfil" na parte inferior do canto direito e clique em "Meus pedidos";
  3. Na lista de pedidos, localize o pedido que deseja rastrear e clique em "Detalhes do pedido";
  4. Na página de detalhes do pedido, clique no botão "Rastrear";
  5. Confira o status de rastreio. O aplicativo mostrará todos os detalhes relacionados ao pedido, quando ele foi efetuado, enviado e se já está em trânsito.
Créditos: Divulgação/Shein
Créditos: Divulgação/Shein

Como rastrear compras da Shopee?

Para rastrear um pedido na Shopee, o processo é parecido:

  1. Acesse o aplicativo da Shopee (disponível para Android e iOS) e faça login na sua conta;
  2. No canto inferior direito da tela, toque no ícone de "Eu";
  3. Na tela "Eu", toque em "Minhas compras";
  4. Na lista de pedidos, localize o pedido que deseja rastrear;
  5. Toque no pedido para ver os detalhes;
  6. Na seção "Informações de envio", o código de rastreio estará localizado logo abaixo do endereço de entrega.
Créditos: Divulgação/Shopee
Créditos: Divulgação/Shopee

Rastreando compras na Shein e na Shopee pelo site dos Correios

Se você comprou um produto que será entregue pelos Correios, também pode rastrear seu pedido no site da estatal. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site dos Correios.
  2. Na barra de pesquisa, cole o código de rastreio do seu pedido que pode ser obtido no ato da compra ou nos aplicativos das empresas.
  3. Clique no botão "Buscar".
Créditos: Divulgação/Correios
Créditos: Divulgação/Correios

Status do pedido na Shein e Shopee

A Shein e a Shopee oferecem um status de rastreio detalhado para todos os pedidos. O status do pedido pode ser visto no site ou no aplicativo das empresas.

Os status do pedido da Shein são os seguintes:

  • Pedido não pago: O pedido foi feito e está aguardando pagamento;
  • Processando: O pedido foi pago e está aguardando envio;
  • Pedido enviado: O pedido foi enviado e está a caminho do endereço de entrega;
  • Pedido entregue: O pedido foi entregue ao destinatário.

Já na Shopee, o status do pedido é o seguinte:

  • Pedido a pagar: O pedido foi feito e está aguardando confirmação do pagamento;
  • Preparando: O pedido foi pago e está aguardando envio;
  • Pedido a caminho: O pedido foi enviado e está a caminho do endereço de entrega;
  • Pedido finalizado: O pedido foi entregue ao destinatário.

Após receber seu pedido, é importante avaliar o produto e o vendedor. A avaliação ajuda outros compradores a tomar decisões baseadas na sua experiência de compra.