5 dicas para espantar o sono durante os estudos

Regados a café, muitos estudantes têm uma dificuldade tremenda de concentração quando o sono vem para derrubar. Vamos ajudar você a mandar pra longe este 'intruso' que atrapalha bastante.

Por: Marluci Fontana
0
0 share
0 tweets
0 share

Nada pior do que você se planejar, arrumar os seus materiais e quando começa a estudar, a ler, e do nada, bate aquele sono quase que incontrolável. Não fossem apenas os bocejos, tem momentos que parece impossível controlar os olhos abertos, tanto que não é difícil ouvir de alguém que acabou cochilando em cima dos livros. Isso é um problema para quem precisa estar atento para poder se dedicar ao plano de estudo e tirá-lo do papel para fazê-lo dar certo na prática. Se você está relutando contra os seus olhos que insistem em se fechar, quando não deveriam, precisa ler as dicas que separamos neste artigo. Sem dúvida elas poderão ser úteis na sua maratona pela aprovação. 

5 dicas para espantar o sono durante os estudos

1. Durma

Estranhou essa primeira dica né? Pois bem, é isso mesmo, dormir é necessário. Antes de tentar evitá-lo em momentos importunos, é preciso aproveitá-lo, mas na hora devida e pela quantidade certa. Estudos apontam que o ideal é dormirmos de sete a oito horas por noite. Isso ajudará a diminuir aquele sono louco que surge do nada em pleno dia, além de deixá-lo mais saudável e disposto.

2. Dê uma volta

Quando o sono bater a sua porta, antes do seu horário de dormir, levante-se e mande-o embora. Dê uma voltinha pela casa, estique o corpo, alongue as pernas e os braços, espreguice-se, lave o rosto, beba um copo de água ou prepare um chá. Arrume o seu cantinho de estudos, deixe tudo organizadinho, de preferência em um local bem iluminado e distante da cama para evitar cair em tentação. Isso ajudará a espantar o camarada que chegou sem convite aí. 

3. Evite refeições pesadas

Se você se programou para começar os estudos logo após o almoço ou o jantar evite fazer uma refeição pesada. Aquele prato de macarronada ou aquele rodízio de pizzas vai satisfazer a sua fome, a sua gula e ainda vai fazer o favor de lhe empurrar direto para cama, tirando totalmente o seu foco. Prefira alimentos mais leves para as refeições que antecederem o seu período de leituras e atividades e opte por frutas para os lanchinhos que forem necessários durante os estudos. Aproveite para fazer um intervalinho curto nesses momentos.

4. Beba água

Uma recomendação, que é dada para muitas situações, é: beba água. Faz bem pra pele, pra saúde e, claro, pra mente. Além disso, um gole aqui e outro ali vão contribuir para desbancar aquele insistente e demorado piscar de olhos. Tenha uma garrafinha sempre perto de você, assim, será mais fácil de lembrar desse líquido precioso.

5. Bebidas energéticas

A ideia de estudar combina, e muito, com uma deliciosa xícara de café, não é mesmo? O bom e velho cafezinho, assim como chás e outras bebidas energéticas, ajuda a mandar, para bem longe, aquela vontade de se debruçar, ali mesmo, em cima dos materiais e apagar. Mas claro, como tudo na vida, quando consumido em exagero os efeitos podem fugir do controle e sair bem longe do esperado. Então, beba apenas o suficiente para ficar desperto e não para desenvolver uma gastrite ou algo pior.

Leia outros artigos como este na seção - Dicas de Estudo

Espero que essas dicas sejam úteis e lhe ajudem a estar ainda mais focado no seu objetivo. Depois de testá-las conte para nós se elas realmente funcionaram para você. Bons estudos e xô sono!

Avalie esta notícia

Nota:

(4.6/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar