Chegou o dia da prova? Confira dicas que podem te ajudar

Ficar tranquilo é essencial para que se alcance bons resultados no certame e adotar algumas medidas podem te ajudar a conseguir uma melhor concentração e desempenho.

Por:
0
0 share
0 tweets
0 share

Chegou o dia da prova daquele tão esperado concurso e por mais que o candidato tenha se preparado durante muito tempo para esse dia, não adianta, sempre rola uma ansiedade. São muitas coisas com as quais se preocupar quando na verdade você só quer se concentrar para conseguir o melhor resultado possível. Então, essa mistura de emoções acaba até prejudicando o candidato. Vem o nervosismo e com ele o terrível branco. Mas calma, o Ache Concursos vai dar uma dicas pra te ajudar a ficar mais tranquilo nesse dia. Afinal, ele é sim um dos mais importantes da sua vida, pois pode garantir sua estabilidade profissional. Confira:

Conheça o local da prova

Se possível vá até lá antes do dia da prova. Se não for, procure mapas, detalhes, informações. Não corra o risco de se perder no dia da prova, porque mesmo que você chegue a tempo, isso te deixará cheio de adrenalina e cansado para o horário de início da avaliação. Tente ficar o mais seguro possível em relação ao caminho que terá que fazer para chegar nesse local com antecedência de, pelo menos, 60 minutos. Se for possível, nem dirija, inclusive. Peça uma carona, ou então, chame um motorista por aplicativo. Evite qualquer estresse.

Separe tudo o que vai precisar no dia anteriorPrepare-se com antecedência

Separe os documentos, sua roupa e calçado (confortáveis), suas canetas (sim, mais de uma), e tudo o mais que você irá precisar (água, barrinha de cereal, etc) já no dia anterior ao da prova. No dia da prova, então, você não precisará se preocupar com nada disso e poderá sair mais cedo de casa. Chegando no local mais cedo, você poderá se ambientar ao local, o que ajudará a te deixar mais tranquilo. Outra dica é conferir na semana que antecede a prova, o que pode e o que não pode levar, segundo o edital do concurso. Assim você não corre o risco de ter surpresas no dia.

Leia também: Estudar antes do edital: porque é importante e como devo fazê-lo

Durma bem

Isso é sempre fundamental e não apenas no dia anterior à prova, mas na semana que a antecede. Isso porque às vezes, costumamos ficar nervosos na noite anterior e o sono nem sempre é tão tranquilo nessa noite, mas aí, se você dormiu bem nos dias anteriores, o cansaço não será tão grande. Ainda assim, procure descansar na noite anterior também. Evite pensar na prova. Nessa altura do campeonato você fez tudo o que podia e não adianta ficar pensando em como será. Uma massagem relaxante ou um filme podem te ajudar a "desligar".

Alimentação

Não exagere em comidas super pesadas e gordurosas, é claro, por que elas dão sono, mas se alimente. É importante estar alimentado para que o cérebro tenha energia para trabalhar. Prefira alimentos com Ômega-3 (como peixes), porque ele ajuda na comunicação dos neurônios; ou ainda alimentos que contenham Vitaminas do complexo B, porque elas ajudam e melhoram a memória; além disso, a Vitamina C ajuda a deixar o cérebro mais ágil. No dia da prova, também é bacana comer alimentos que contenham cereais integrais, porque eles possuem quantidades adequadas de glicose que vão sendo liberadas aos poucos no organismo. Assim você terá energia do início ao fim da prova.

Saiba mais: Boa alimentação pode melhorar desempenho nos estudos

Apenas revise

No dia que antecede a prova e no dia da prova, não estude. O que você conseguiu absorver até ali, ok, o que não conseguiu, desencane. Se quiser, apenas faça uma revisão dos principais tópicos, dê uma última olhada em anotações, etc. Mas não se extenue estudando. Isso só servirá para gastar suas energias e você deve guardá-las para a prova. Aliás, pesquisas realizadas por neurocientistas da Carnegie Mellon University descobriram que estudar antes da prova pode até prejudicar o aprendizado.

Acredite em você

Você está sentado na sala de provas e ela vai começar? Então feche os olhos e procure relaxar. Lembre-se que você estudou tanto quanto foi possível. Pense que você fará o melhor possível, dará o seu melhor. Se você é religioso, faça uma oração nesse momento, pois isso ajuda muitas pessoas a se sentirem mais confiantes. Outra opção são mantras. Eles podem ajudar a tranquilizar e a aumentar a confiança.

Ansiedade pode prejudicar rendimento em concursos

Cartão de resposta

Ele é sempre uma preocupação a mais, por isso, o ideal é que você reserve um tempo para preenchê-lo. Algo em torno de 30 minutos. Se você deixar essa parte apenas para os último instantes, pode preencher com pressa e sem a devida atenção podendo perder aqueles pontos preciosos que te darão algumas posições na classificação final. Então, não vacile, sempre tenha calma e atenção redobrada nessa hora.

Evite cobranças

Conheça os seus limites e não cobre demais de si mesmo. Erros e frustrações na vida concurseira acontecem e servem para que possamos nos aperfeiçoar e acertar na segunda, terceira, quarta vez se preciso. Cada um possui seu ritmo, o seu estilo, as suas capacidades e fragilidades, portanto, não se compare a outros e exija demais de si mesmo. Seja realista e flexível consigo mesmo. Tenha isso em mente sempre. Antes, durante e depois da prova.

Tendo em mente essas questões e mantendo o mínimo de organização na semana que antecede a prova e no dia da prova, não tem erro, você se sairá bem. Então é só relaxar. 

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Veja a seção de dicas e artigos do Ache Concursos.

Avalie esta notícia

Nota:

(4.8/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar