Como ter êxito em concursos antes do esperado

Confira dicas importantes que irão auxiliar a alcançar uma tão sonhada vaga em concursos públicos. Alguns candidatos levam anos até a aprovação, já outros conseguem uma vaga bem antes do previsto.

Por Juliana Xavier

Não é novidade pra ninguém que iniciar estudos e participações em concursos públicos é iniciar uma longa jornada, um tanto árdua, que exigirá muita dedicação, disciplina e muitas horas do dia reservadas somente aos estudos. Há pessoas que prestam mais de dez processos de seleção, durante alguns anos, até obter realmente a conquista de uma vaga.

Segundo especialistas na área de concursos, normalmente é necessário, no mínimo, um ano de preparação para carreiras menos concorridas e mais de dois anos de dedicação para cargos mais disputados. E, para essa informação, leva-se em conta um candidato que estuda todos os dias, inclusive finais de semana.

Além disso, mesmo que o concurseiro opte por estudar através de cursinhos preparatórios, é importante que ele saiba que deve levar os estudos para além da sala de aula. Nas aulas, os alunos aprendem a matéria, porém é somente em casa, por conta própria, que ele pode adquirir diferencial ao aprofundar os conteúdos, consolidando o seu conhecimento. Para isso, é preciso força de vontade para dinamizar os estudos e não se restringir somente aos cursinhos.

Ser aplicado e coerente com os estudos é fundamental para alcançar bons resultados. O sucesso nas provas dependerá de muitos aspectos e variações, de ordens emocionais, mentais e até físicas. Um bom preparo exige controle de diversos fatores da vida do candidato, desde suas disposições físicas, concentração e memorização em bom funcionamento, até controle de seu estado emocional.

Veja também - Estudar por conta própria ou frequentar cursos?

Com isso, o concurseiro garante não somente um bom preparo antes das provas, mas também no momento em que as avaliações estarão acontecendo, evitando bloqueios e aquele temido "branco" no momento da resolução das questões. Na maior parte das vezes, quem consegue passar não é quem estudou mais, mas sim quem melhor está preparado de forma integrada, tendo plenas condições de colocar em prática aquilo que estudou.

Confira também: Saiba como "chutar" em questões de concursos e aumentar suas chances

Isto posto, ter êxito em concursos públicos depende de diversos fatores, que juntos influenciam de maneira consistente no preparo e na qualidade dos conhecimentos do candidato. Mesmo que pareça difícil em um primeiro momento, para alcançar resultados satisfatórios é necessário seguir algumas dicas, simples e básicas, mas que farão toda a diferença no final:

Entenda bem o edital

Para traçar um consistente plano de estudos, o candidato deve começar seu planejamento pelo edital, isto é, conhecendo e entendendo todos os detalhes do que a banca organizadora estipulou para o concurso público que irá concorrer. No edital, é detalhado o conteúdo programático para direcionar as matérias a serem estudadas, além das formas de avaliação e o peso de cada disciplina. Caso o estudante queira antecipar os estudos para garantir um melhor preparo e o edital do concurso do seu interesse não tiver sido lançado, a dica é estudar por editais de concursos anteriores, pois as bancas organizadoras tendem a ser mantidas nos processos seletivos dos órgãos e empresas. Conhecer o edital também garante ao candidato conhecer possíveis macetes e "pegadinhas" que a banca costuma empregar nas avaliações.

Trace um cronograma de estudos

Com um cronograma de estudos, o candidato poderá estipular seus horários e turnos em que terá disponibilidade de estudar, dedicando-se somente a isso. O cronograma também auxilia a organizar o candidato quanto aos seus demais compromissos que porventura são previstos no dia, seja um momento de praticar exercícios físicos, seja um momento que será reservado para descanso e lazer. Com isso, o candidato evita desperdício do seu tempo e, até, ajuda a saber quantas horas está dedicando por dia aos estudos. Inclusive, o cronograma auxilia a organizar o candidato quanto aos turnos em que ele sabe que seus estudos rendem mais, pois não adianta passar a madrugada sobre os livros se não está entendendo nem absorvendo mais. Cada pessoa tem horários e períodos que são mais propícios à sua disposição para absorver os aprendizados.

Comece pelas matérias mais difíceis

Iniciar os estudos pela matéria em que o candidato tenha menos afinidade pode ajudar quanto ao aproveitamento da sua disposição nos períodos de leituras. Assim, quando chegar os momentos de maior cansaço e desgaste, será a oportunidade de estudar os conteúdos dos quais tem maior apreço, trazendo novamente motivação para enfrentar mais horas de estudos. Caso o concurseiro continue com dificuldade nas matérias difíceis, ele pode optar por organizar grupos de estudos com outros estudantes, onde um poderá auxiliar ao outro nas disciplinas, solucionando dúvidas e incrementando as leituras com mais detalhes, pontos de vista, etc.

Tenha um bom local de estudos

O local de estudos é onde o estudante passará muitas horas do seu dia e do seu tempo de uma maneira geral. Por isso, é importante eleger um local que proporcione conforto e facilidade de concentração. Assim, dê preferência para ambientes calmos, bem iluminados e arejados. Da mesma forma, os componentes do local fazem grande diferença, devendo-se evitar aparelhos que trazem ruídos e que possam atrapalhar a concentração, como rádio, televisão, etc. Os ambientes nas provas são geralmente silenciosos, portanto, optar por um local calmo e quieto durante os estudos auxilia o cérebro a estar habituado a se concentar dessa maneira.

Esteja antenado

Muitos editais de concursos públicos exigem conhecimentos de temas da atualidade. Por isso, o candidato também precisa separar um momento do dia para ler jornais, consultar portais de notícias e até fazer fichamentos de fatos nacionais e internacionais. Da mesma forma, ler além dos conteúdos das matérias, como literatura em geral, pode contribuir com as habilidades e a desenvoltura do candidato quanto ao seu português, uma vez que a Língua Portuguesa é a disciplina amplamente solicitada nos concursos e a que costuma figurar entre os maiores índices de reprovação nas provas.

Tenha técnicas de relaxamento

Todo estudante que se dedique integralmente aos estudos quer aproveitar todos os momentos livres para estudar. Porém, estudar em demasia pode causar muitos problemas de ordem emocional, mental e física. Ter intervalos para descansar, por exemplo, ajuda a relaxar e espairecer a cabeça, mantendo a lucidez e a saúde do candidato. Além disso, uma técnica de relaxamento que o candidato deve adotar não somente nos momentos de prova, mas em todo o seu período de estudo, é a respiração correta, aquela ritmada, calma e profunda. Ao respirar, é importante prestar atenção a esse ato, não deixando que seja apenas um momento mecânico. A ansiedade e o estresse deixa o ritmo da respiração ofegante, fazendo com que o cérebro não oxigenize corretamente, atrapalhando a concentração.

Confira também: A importância de cuidar da saúde para os estudos

E, talvez, a dica com maior importância entre todas as supracitadas:

Não desista na primeira reprovação (nem na segunda)

Em média, um candidato demora de dois a três anos para passar em um concurso público - às vezes até mais, dependendo da carreira escolhida. Portanto, é importante não desistir na primeira derrota. Os tropeços são normais e fazem parte do caminho. As reprovações até auxiliam o candidato a estar mais experiente, maduro e com muito mais conhecimento do que das primeiras vezes. O importante é se reestabelecer e seguir com firmeza, que uma hora o esforço é recompensado e a aprovação acontece.

Veja a lista de concursos abertos no país

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
Processo Seletivo Departamento de Engenharia do Exército 2019Nível: Médio, Técnico, Superior17/10/201916R$ 10.048,57
Marinha Mercante abre seleção para Aquaviários em Manaus-AMNível: Fundamental, Médio, Técnico, Superior17/10/201930
IBGE abre nova seleção para Recenseador em Minas GeraisNível: Fundamental22/10/201927
UFFS abre concurso público para Professores em 2019Nível: Superior19/11/20196R$ 10.074,18
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais