Este é mais uma daqueles artigos que tem por objetivo desvendar os mistérios da Língua Portiguesa e ajudar você, concurseiro, a se livrar de possíveis pegadinhas que as bancas adoram e fazem questão de colocar nas provas. Assim como os outros posts sobre crase, regras dos porquês, colocação pronominal, homônimos e parônimos e conjunções este também aborda um assunto essencial para a sua preparação. Estamos falando das queridinhas Preposições.

Preposição é uma palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. A função da preposição é conectar os períodos subordinativos e assim dar um contexto para eles.

Tipos

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. 

Essenciais: São palavras que funcionam somente como preposição: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem,sob, sobre, trás, per.

Exemplo: O meu muito obrigado por tudo.

Acidentais: São as palavras que possuem outras classes gramaticais, mas que também funcionam como preposições: fora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, afora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc.

Exemplo: A confirmação se dará mediante pagamento da taxa.

Locução prepositiva

São duas ou mais palavras em que a última é uma preposição: abaixo de, a cerca de, acima de, a fim de, além de, antes de, ao invés de, ao lado de, a par de, apesar de, a respeito de, atrás de, de acordo com, debaixo de, de cima de, dentro de, depois de, diante de, em frente de, em lugar de, em vez de, graças a, perto de, por causa de, por entre, etc.

Exemplo:De acordo com o prefeito, a obra ficará pronta  até o mês que vem.

Contração e Combinação de Preposição

Como você já sabe, as preposições são palavras invariáveis que não flexionam em gênero, número ou grau. No entanto, elas pdoem aparecer contraídas ou combinadas com palavras variáveis, como artigos e pronomes que se estabelecem concordância em gênero e número com os termos da oração.

Contração: preposição se altera

Ocorre quando há alterações na estrutura da preposição:

  • a + a = à
  • a + aquele = àquele
  • de + o = do
  • de + uma = duma
  • de + isto= disto
  • em + as = nas
Obs: Não se deve fazer a contração de com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo. Exemplo: Está na hora de a menina dormir.
Combinação: preposição não se altera

Ocorre quando a preposição se mantém inalterada.

a + o = ao

a + os = aos

a + onde = aonde

Emprego de preposições

São utilizadas, normalmente, na introdução de complementos verbais ou nominais de locução adjetiva ou adverbial e de orações reduzidas.

Algumas passam a ideia de movimento, sendo dinâmicas.  Exemplo: Eu vou a Copacabana.

Outras expressam situação, sendo estáticas. Exemplo: Estamos sem dinheiro.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos frequentemente cobrados nas provas de concursos públicos? Então confira nesta seção alguns artigos que irão dar aquela forcinha para a sua aprovação.