Quando faltam poucos dias para a prova do concurso, as pessoas se dividem essencialmente em dois tipos: as que estudam desesperadamente para aproveitar os últimos momentos, e as que preferem descansar e relaxar a mente para evitar o nervosismo. Muitos me perguntam qual é a atitude certa a ser tomada. A resposta certa é que não existe um caminho definitivo, mas existem três atitudes que costumam ser extremamente úteis. Vejamos:

Tapar buracos

A primeira coisa que pode ser feita nos dias anteriores - e até mesmo no dia - do concurso é o que eu chamo de "tapar buracos". Isso significa estudar sessões muito pequenas que podem cair muito eventualmente na prova, como um tema pouco explorado ou uma pequena "ignorância" que passou em meio a tantos estudos.

Revisar

Desde a época do colégio, a gente já sabe que aquela revisão antes da prova pode ajudar bastante, e o mesmo se aplica ao concurso! O importante é que você vá muito bem nos temas mais importantes, e a revisão é uma peça chave de qualquer estudo, especialmente quando a pessoa já passou por todo o processo de estudar, resumir e mapear tudo o que precisa ser estudado. Por isso, revise e revise muito!

Gerenciar o estado emocional

Na véspera do concurso, o mais importante é que você se sinta bem e muito seguro diante da prova. Por isso, o segredo é fazer aquilo que realmente te faz bem e dá segurança - e isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Alguns preferem sair para se distrair e ir ao cinema, por exemplo, e outros preferem se divertir com os amigos ou a família. Mas se o que te dará segurança é estudar mais, então faça isso! O mais importante é se sentir bem e fazer o que realmente te ajuda.

Victor Ribeiro é especialista em aprendizagem e criador do Estratégias de Aprovação