Você que não é da região centro-oeste do país, mas gosta de ouvir uma boa música sertaneja, deve estar se perguntando: o que significa a expressão "vazou na braquiara"? Fomos atrás de informações científicas disponibilizadas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) para te dar o significado da expressão que vem rodando o país após a dupla sertaneja Hugo e Guilherme dominarem as paradas de sucesso musicais com a letra da música que entitula o hit.

A música já é uma das mais tocadas no país e só no streaming Spotify teve, até agora, mais de 37 milhões de reproduções. No Youtube, são outras 34 milhões de visualizações.

O termo é muito conhecido na região de Goiás e arredores, mas totalmente desconhecido nas demais regiões do país, visto ser uma gíria local.

O que é 'vazou na braquiara'

Segundo o Dicionário de Gírias e Regionalismos de Goiás, objeto de estudo da UEG, berço dos sertanejos, a expressão "vazar na braquiara" significa dar no pé, fugir, sumir, abandonar algo. Pelo termo empregado na música, você já poderia imaginar que fosse isso.

Mas veja bem, cuidado para não trocar o termo 'braquiara' por 'braquiária', este último uma espécie de capim cultivado para alimentação de animais.

A Braquiária é um capim forrageiro de origem africana, resistente à seca e ao frio e por isso muito usado na alimentação de animais e em pastagens Brasil afora.

A UEG fez a pesquisa sobre a identidade linguística local de Goiás, divulgando termos e lemas de palavras com significados específicos para os falantes do estado. As expressões idiomáticas analisadas localmente conferem a elas significados abstratos, tradição cultural do idioma local, assim como acontece em outros estados, como no RS.