O dia da prova é, na maioria das vezes, muito temido pelos concurseiros. Bate aquele nervosismo, as mãos começam a suar e, de repente, o branco toma conta da sua memória. Por mais que se esforce, as questões não fazem sentido e toda a sua dedicação aos estudos parece ter sido em vão. Se este é o seu pensamento sobre o momento decisório para conquistar o tão sonhado cargo público, é preciso mudar essa ideia. Como? Preparando-se, antecipadamente, para a avaliação. E aqui não se trata dos estudos referentes aos conteúdos cobrados pelo edital, mas sim na forma que irá resolvê-los. Preparamos algumas dicas importantes que irão te ajudar nessa missão.

Antes da prova

1. Prova = algo positivo: Pense na prova como um momento bom. Tente se convencer de que o dia da avaliação é algo positivo. E isso é verdade. Veja bem, você colocará em prática todo o tempo dedicado aos estudos. Imagine um atleta que treina, treina e nunca compete. Ele acaba desanimando porque não tem um motivo para querer evoluir, não é mesmo? O que todo atleta que treina incansavelmente ou artista que ensaia dia após dia quer é mostrar aquilo que preparou com tanto afinco. Isso vale para o concurseiro. Veja a prova como o seu momento, a hora de mostrar todo o seu empenho e o quanto isso pode ser agradável. Pensando assim, você começará a ficar mais tranquilo para o grande dia e feliz com essa possibilidade.

2. Simule o dia: Para avaliar como anda o seu conhecimento nada melhor do que testá-lo realizando provas de concursos anteriores e da banca organizadora do certame pretendido. Aproveite esse momento e simule o dia da prova. Reserve um local silencioso, organizado, tenha a prova impressa, cronometre o tempo de acordo com a quantidade de horas reservadas para a prova oficial e resolva-a como se fosse pra valer. Repita essa estratégia. Quanto mais familiarizado com as questões, com a banca, com o tempo e com a situação, mais tranquilo você estará no dia da avaliação.

3. Nos dias que antecedem a data da prova: Faça o que lhe agradar, claro, com moderação. Se você se sente melhor revisando o conteúdo estudado, faço isso. No entanto, lembre-se que não é de um dia para o outro que você aprenderá o que faltou ou memorizar todas as informações. Se for revisar, não dispense muito tempo para não estar exausto no dia do teste. Se achar melhor sair com os amigos, se distrair e arejar a cabeça, também é válido. Porém, não exagere. Não coma nada de diferente do que costuma comer normalmente para evitar qualquer surpresa desagradável. De preferência, não ingira bebidas alcoólicas. Afinal, você não vai querer uma ressaca para te acompanhar nesse momento tão importante, não é mesmo?!

4. Organize-se: Separe os documentos necessários, umas duas canetas, lápis, borracha, uma garrafinha de água, um lanche leve e energético (chocolates, barrinha de cereal), roupas confortáveis, relógio (se for permitido). Organize tudo o que você vai precisar para o dia da prova, confira o site da banca para ver se há alguma informação nova, confirme o endereço do local dos exames, a sua sala e o horário previsto. Se precisar viajar, seja de carro ou de ônibus, faça com antecedência tudo o que for preciso (compra de passagem, abastecer e/ou revisar o veículo) para evitar possíveis atrasos.

No dia da prova

1. Horário: Chegue com, no mínimo 30 minutos de antecedência, no local da prova. Provavelmente, você ainda precisará verificar onde fica a sua sala. Quando encontrá-la terá que fazer a verificação dos seus documentos com os responsáveis e isso também pode levar tempo. Além do mais, você não vai querer chegar esbaforido na sala, todo atrapalhado, aumentando o seu stress e diminuindo a sua concentração no objetivo principal.

2. Controle a ansiedade: Ficar ansioso no dia da prova é muito normal. Para evitar que essa condição saia do seu controle, respire. Isso mesmo, respirar fundo uma, duas, três ou cinco vezes irá lhe ajudar a se acalmar. Concentre-se na sua respiração, sinta o ar enchendo os seus pulmões e esvaziando-os lentamente. Repita sempre que perceber a necessidade de se tranquilizar.

3. A prova: Leia todas as orientações ao candidato e dê uma conferida rápida por toda a prova para ter uma ideia geral da mesma. Comece resolvendo as questões mais trabalhosas como, por exemplo, interpretação de texto (para facilitar a compreensão, sublinhe ou circule as palavras chaves do texto) cálculos (rascunhe no próprio caderno de perguntas, ele não precisa ficar bonitinho). Isso é importante porque no início do teste você está mais descansado e terá melhores condições para responder o que for mais difícil. Além disso, você ficará mais tranquilo sabendo que o pior já passou. Se precisar fazer uma redação, deixe-a por último. Você estará mais confiante e conseguirá elaborar melhor as suas ideias.

4. Questões Objetivas x Dissertativas: Responda as perguntas objetivas metodicamente. Siga uma ordem, quando não lembrar da resposta, passe para a próxima e deixe essa para responder no final. Quando realmente não souber a resposta, analise as alternativas e escolha a melhor opção por eliminatória. Para responder as questões dissertativas seja objetivo e mostre os seus conhecimentos. Leia, atenta e calmamente, o enunciado. Seja simples e responda o que lhe é perguntado. No início e no final da resposta o que vale é a objetividade. Já no desenvolvimento, a parte do meio, demonstre o seu conhecimento. Defina, rapidamente, conceitos e classificações para fundamentar a sua ideia. Para comprovar o domínio do conteúdo, dê exemplos. Lembre-se de usar uma linguagem formal para expressar o seu pensamento. Além disso, atente para que a sua letra seja legível. Afinal, é preciso que os examinadores entendam a sua resposta. E, claro, evite erros de português. Não adianta formular uma resposta fundamentada se ela for exposta de forma errada.

5. Comemore: Foque no seu objetivo: passar. Dê o seu máximo para conquistá-lo. Tente acertar o máximo de questões. Ao verificar as respostas, comemore os seus acertos. Mesmo que tenha acertado o mínimo para passar. Analise, concurso após concurso, a sua evolução. Veja os conteúdos que precisa dar mais atenção e quais você está dominando. Continue focado, dedicado e em busca da sua vaga. A cada seleção você verá o quanto está próximo da sua aprovação. 

Gostou deste artigo? Então, provavelmente, irá curtir também esta seção de dicas para concurseiros.