Neste artigo iremos falar de uma área que sempre abre muitas oportunidades na carreira pública. e é um pouco desvalorizada (frente ao seu imenso potencial no âmbito de carreiras públicas) pela maior parte dos portais especializados em concursos públicos e até mesmo por alguns cursinhos preparatórios de concursos públicos, desde os menores e menos expressivos, até mesmo os mais renomados.

A carreira para professores e para o magistério é, sem dúvidas, uma das carreiras que mais abrem concursos e oportunidades em todos os níveis da Administração Direta, seja para Municípios, Estados, Distrito Federal e até mesmo na União.

O desinteresse dos jovens em seguir a carreira do magistério é cada vez maior, o que, de forma direta, acaba por reduzir a concorrência de concursos na área ao passar do tempo. Diversos estudos e até mesmo trabalhos de conclusão de cursos tratam do tema e demonstram que, por exemplo, as faculdades cada vez menos possuem procura por cursos de licenciatura.

No mesmo sentido, as universidades públicas, em seus vestibulares recebem a cada ano um número menor de candidatos a estes cursos, o que facilita o ingresso em um nível superior àqueles que pretendem realizar uma graduação para prestar concursos posteriormente e não possuem condições de arcar com um alto investimento em uma graduação.

É muito provável que todas estas informações não sejam tão úteis a quem já é da área, a quem já está há mais de 2 anos na universidade cursando algum curso de licenciatura e aqueles que já prestam concursos para a área a um certo tempo. Contudo, principalmente para os jovens que estão prestes a se formar e ainda não sabem qual graduação realizar e demonstram interesse por concursos públicos, este artigo pode trazer importantes informações que serão fundamentais para uma carreira profissional, certamente com muitas oportunidades.

O magistério, de acordo com o Ministério da Educação, não consiste exatamente em profissional de curso superior, mas também de nível médio que podem ser habilitados a lecionar na Educação Infantil. Ainda, as graduações de licenciatura habilitam os profissionais formados a lecionarem na Educação Infantil, no Ensino Médio e até mesmo no Ensino Superior em alguns casos.

Desta forma, iremos trazer no presente artigo alguns pontos importantes sobre a carreira, principalmente em relação aos concursos públicos e oportunidades que a carreira traz àqueles que almejam um cargo público.

Aposentadoria

Um ponto que não é muito abordado e podemos considerar importante são as condições de aposentadoria da carreira de professor e do magistério. Apesar da recente reforma da previdência, os docentes, assim como outros profissionais, ainda possuem certos privilégios na aposentadoria em relação aos trabalhadores em comum.

Inicialmente, em um primeiro momento, quando da institucionalização e unificação da previdência social em nosso país, os professores e profissionais do magistério possuíam a aposentadoria diferenciada devido ao contato com o pó do giz, o que afetaria a saúde e também pelo desgaste físico causado pela profissão.

Atualmente, apesar da substituição do giz pelos quadros brancos os profissionais ainda contam com alguns privilégios visando a valorização e ao estimulo à profissão.

Em regra, os profissionais da área da docência e do magistério contam com uma exigência de 5 anos a menos para se aposentarem, em relação aos demais profissionais de outras áreas. Com a reforma da previdência, os próximos professores admitidos no serviço público somente terão a aposentadoria de 100% do salário quando contarem com 40 anos de serviço. Já, aqueles professores que desejarem trabalhar por menos tempo, poderão se aposentar com 20 anos de serviço, contudo, terão uma aposentadoria equivalente a 60% do salário.

Muitos concursos

Uma das principais vantagens para a carreira de magistério e da área da Educação é o grande número de concursos abertos para a área. Diariamente, municípios abrem concursos públicos para a área do magistério e educação infantil.

Principalmente nos concursos municipais, há oportunidades para professores sem graduação em nível superior completa e até mesmo com cursos de magistério. Com o magistério já é possível lecionar na área da educação básica. Ainda, há diversos concursos municipais que permitem que graduandos em nível superior de licenciatura ministrem aulas antes mesmo de terminar a graduação.

Ainda, o número de concursos para esta área é imensa. Apesar de abertura diária de concursos para Prefeituras, são abertos concursos, com certa frequência, para servidores da carreira nos Estados. A Educação de nível médio é, em regra, responsabilidade dos Estados e, conforme o Estado, há diversas oportunidades para a área. Há Estados que abrem, anualmente, concursos públicos para a área da Educação.

Há também várias Universidades Federais que promovem concursos quase que diariamente. Você fica por dentro de todos eles aqui no Ache Concursos. Já neste caso, para lecionar nas Universidades a exigência é um pouco maior e é obrigatório ter licenciatura completa para ingressar na classe de Auxiliar; mestrado para Assistente e doutorado para Adjunto. Os salários variam de R$ 3 mil a R$ 9,6 mil, conforme a classe e há ainda benefícios diversos como auxílio alimentação e auxílio saúde.

Planos de carreira

O Plano de carreira, diferente do que muitas vezes é falado, é interessante. Claro que, de modo geral, o plano e as carreiras dependem de cada Município ou de cada Estado mas, em regra, professores possuem planos de carreiras interessantes com a previsão de algumas prerrogativas.

Grande parte dos professores contam hoje com 2 períodos de férias anuais. Além do mais, a legislação que institui as regras e benefícios para a carreira da educação básica e de nível médio costuma conceder aos profissionais destas áreas interessantes benefícios, tais como adicionais de tempo de serviço, licença prêmio, progressão salarial ao decorrer do tempo na carreira e outros diversos benefícios, a depender do ente público ao qual os servidores se sujeitam.

Muitos concursos preveem ainda cargas horárias semanais de 20 ou 30 horas semanais. Frente a iniciativa privada e, até mesmo em relação a outros cargos públicos, os profissionais contam com uma carga e jornada de trabalho diferenciada e reduzida se comparadas a outros carreiras.

Em relação a remuneração mensal, há Estados com menores condições financeiras que, de fato, pagam salários razoáveis ou baixos para os profissionais. Ocorre que, geralmente estes salários costumam ser superiores aos salários pagos pela iniciativa privada, onde os profissionais contam com certas prerrogativas inerentes aos cargos públicos, tais como estabilidade por exemplo. Contudo, fugindo da regra, há um número razoável de municípios que abrem concursos com remunerações interessantes para a área. Obviamente, um profissional na área da educação dificilmente receberá um salário semelhante a um analista judiciário, contudo, muitas vezes os salários são semelhantes a carreira de técnico judiciário, por exemplo.

Já para lecionar na educação superior os salários são semelhantes a procuradores, engenheiros e outros profissionais com remunerações que ultrapassam dez salários mínimos mensais. Em contrapartida estes concursos são, de fato, muito mais concorridos e, geralmente, apresentam exigências de cursos de pós graduação, mestrado ou até mesmo doutorado, como já dito. Contudo, a remuneração destes cargos certamente compensa toda a preparação realizada pelos profissionais da área.