Os concurseiros da área bancária conhecem alguns macetes e organogramas de estudos que alguns concorrentes em geral acabam não se dando conta, seja por falta de experiência em provas bancárias, seja por estar estudando com foco em outros concursos. O concurso do Banco de Brasília, por exemplo, que tem avaliações marcadas para o dia 18 de agosto, segue também alguns padrões destas provas e conta com algumas peculiaridades. É o que vamos ver.

09/06/2019
15/07/2019
18/08/2019
R$ 3.204,26
100
18/08/2019
Anexos

Vale lembrar ainda que em 2011 o órgão já havia realizado concurso. Na época, foram ofertadas 90 vagas e após 4 anos, durante o prazo de validade do certame, 1.100 candidatos haviam sido nomeados. Portanto, mesmo quem não ficar entre as 100 vagas imediatas ofertadas do edital ainda possui boas chances de ser convocado.

Neste artigo iremos trazer algumas dicas para a prova do BRB para o cargo de Escriturário.

Como e o que estudar para a prova do BRB

Como ainda restam cerca de 4 semanas para a avaliação, ainda há um bom tempo de estudo, bem como para revisar a matéria e realizar alguns simulados. Ainda, como no edital os Conhecimentos Específicos possuem maior peso em relação aos Conhecimentos Gerais e ainda serão o tema da questão discursiva que consistirá no texto dissertativo e(ou) descritivo, nossa sugestão é estudar agora com mais afinco os Conhecimentos Específicos, sem deixar, claro, de estudar os conhecimentos gerais. O ideal seria estudar praticamente o dobro do tempo na área de específicos nessa reta final.

Embora seja parte integrante de Conhecimentos Gerais, Português é o tipo de matéria que vale a pena aprofundar a preparação, pois sempre aparece nos concursos públicos, seja para a área bancária ou para outras áreas. Então, foque nesta matéria, uma vez que certamente seus resumos e estudos de Português serão reaproveitados para outra seleções.

O Raciocínio Lógico e Matemático, por sua vez, embora também seja integrante dos Conhecimentos Gerais e possua somente 6 questões, são importantes para os concursos bancários, já que costumam apresentar questões bem elaboradas e que tendem a demandar um tempo maior para resolução. Especialmente na área bancária, o Raciocínio Lógico e Matemático costuma abordar questões mais complexas e extensas. Portanto, é de suma importância o estudo de questões anteriores da banca. Recomendamos realizar provas anteriores e em especial as questões de Raciocínio Lógico e Matemático para que você tenha uma boa base do que costuma ser cobrado.

A Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, por sua vez, terá somente 2 questões. Nossa sugestão é que, caso ainda não tenha destrinchado e revisado todo o Edital, deixe esses tópicos de lado ou por último, já que se trata de uma matéria extensa que renderá somente 2 questões. Ou, se puder, adquira resumos das referidas legislações e vá direto para a resolução de questões. Obviamente que em uma situação ideal o melhor dos cenários seria estudar, resumir e revisar todo edital. Porém, infelizmente esta é uma situação que costuma ocorrer com muitos concurseiros. 

Defesa do Consumidor é um tópico que aparece nos Conhecimentos Específicos. Este assunto não deve e nem pode deixar de ser estudado, resumido, treinado e revisto. Nossa dica para aqueles que não tem tanto tempo disponível é ver algumas revisões e resumos sobre Defesa do Consumidor. Na internet e no próprio YouTube você consegue encontrar alguns resumos, algumas aulas pré provas e alguns materiais simplificados e sinopses do tema.

Probabilidade e estatística também será cobrado nos Conhecimentos Específicos e assim como Matemática e Raciocínio Lógico costuma ter questões bem complexas que demandam um tempo maior dos candidatos para a solução. Portanto, recomendamos seus estudos nestas matérias, bem como realização de questões acerca do tema, para uma maior eficiência na hora de responder na prova as questões que tratam desses temas.

Por último e talvez mais importante dica: Treine a prova discursiva. Faça pelo menos 1 texto dissertativo por dia até a prova.

Ainda, aí outra vai uma dica para você que irá prestar a prova do Banco de Brasília - BRB no dia 18 de agosto: acreditamos que o tema da redação verse sobre inovação, processo decisório, inovação tecnológica, empreendedorismo, processo de inovação, tipos de inovação, Lei nº 10.973/2004 ou matérias correlatas.

Nosso palpite, de que o tema da prova discursiva trate sobre inovação, é porque além de o tópico ter sido adicionado ao conteúdo programático do Edital, o diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa , afirmou recentemente que: "O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, como foco na melhora do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro".

Banca IADES

Ainda, um ponto muito importante para a aprovação é conhecer a banca examinadora. A IADES Concursos será a responsável por organizar e aplicar as provas do BRB, então é de suma importância para a sua aprovação fazer um estudo do seu perfil de cobrança. Ainda, a banca pode ser comparada à FCC, CESPE e até mesmo FGV em nível de dificuldade de questões (a exceção costuma ser as questões relacionadas a informática, que geralmente cobram sistemas operacionais e questões envolvendo conceitos básicos de informática).

Na parte de legislação, a IADES costuma cobrar praticamente em todas suas questões a letra fria e seca da lei. Para uma melhor preparação faça questões e provas anteriores da banca para se familiarizar com o conteúdo que é cobrado pela examinadora.

Veja questões da banca IADES

Anexos