As famílias inscritas no programa Auxílio Gás dos Brasileiros vão receber uma nova parcela do benefício no mês de agosto de 2023. Pago de forma bimestral, o ticket para compra de gás de cozinha teve o último depósito realizado em junho.

Criado em dezembro de 2021, o vale gás nacional contemplou aproximadamente 5,68 milhões de famílias de baixa renda ao longo do ano passado. Já o último pagamento, feito em abril, contemplou 5,62 milhões, após a exclusão de 330 mil famílias.

Desde o seu início, o vale gás do governo não possui valor fixo. A lei que instituiu o programa previa parcela de 50% do preço médio do gás de cozinha GLP 13kg em território nacional. No entanto, uma alteração feita ainda no Governo Bolsonaro e mantida no início do Governo Lula manteve o valor de 100% do valor do botijão para os repasses.

Por isso, as parcelas do benefício pagas tiveram valores distintos. Esse valor foi alcançado através de pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) considerando o valor médio do gás nos seis meses anteriores.

No início do ano, o governo publicou a MP 1.155 de 1 de janeiro de 2023 para manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e pagar o valor de 100% de um botijão de gás a cada 2 meses.

Datas do Auxílio Gás

O governo vai liberar 6 parcelas do vale gás com novo valor cheio em 2023 - nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Confira as datas de pagamento de agosto e o calendário até o final do ano:

Calendário do Auxílio Gás em 2023
Dígito final do NIS Agosto
1 18/08
2 21/08
3 22/08
4 23/08
5 24/08
6 25/08
7 28/08
8 29/08
9 30/08
0 31/08

Calendário do Vale-Gás

Calendário do Vale-Gás
Calendário do Vale-Gás

Já saíram as datas de pagamento do Vale-Gás 2024. O governo federal anunciou o cronograma dos depósitos para este ano que segue as datas do Bolsa Família. No entanto, o Auxílio Gás é pago bimestralmente, ou seja, serão 6 parcelas no decorrer de 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. O valor do vale-gás varia a cada parcela, pois leva em conta o valor médio do preço do GLP de 13Kg medido pela ANP nos 6 meses que antecedem os pagamentos.

Vale gás: preciso me inscrever para receber?

As famílias de baixa renda que estão dentro dos requisitos para receber o vale gás do governo federal não precisam se inscrever para participar do programa. A seleção dos beneficiários é feita de forma automática pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a partir de diversas bases de dados, como o Cadastro Único, Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.

Porém, para ter direito ao benefício bimestral a família deve se encaixar nas regras de seleção do público alvo do programa. Terão direito ao vale gás:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660);
  • Famílias que possuem integrante que receba o Benefício de Prestação Continua, independente de fazer parte do Cadúnico ou não.

Consulta do vale gás pelo CPF

Como não há um prazo para inscrição, as famílias que se enquadram para receber o benefício devem estar atentas e consultar a lista de aprovados a cada novo pagamento. Sempre antes de concluir uma nova folha de pagamento o governo faz a checagem dos cadastros e inclui novas famílias, conforme o limite orçamentário do programa.

Para descobrir se a família foi aprovada no programa é possível fazer a consulta pelo CPF no aplicativo do Auxílio Brasil. A ferramenta informa diversos dados sobre o benefício, como o valor, extrato de pagamento e datas do próximo depósito.

Outra forma de fazer a consulta do vale gás é por meio do Atendimento Caixa pelo telefone 111 ou pelo aplicativo Caixa Tem, por onde o beneficiário irá receber e movimentar os valores.