O Governo Federal divulgou recentemente as informações oficiais do novo ciclo de pagamentos do Bolsa Família, com início marcado para ainda neste mês de outubro. No entanto, milhares de beneficiários relataram falhas no aplicativo oficial do programa, como ausência de dados atualizados, valores divergentes ou extratos vazios.

Diante da grande quantidade de reclamações em redes sociais e nos canais de atendimento ao cidadão, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou que instabilidades pontuais podem ocorrer nos dias de liberação da folha de pagamentos, e orientou a adoção de algumas medidas simples para verificação e correção dos dados.

Aplicativo do Bolsa Família não atualizou? Veja o que fazer

Se você está enfrentando problemas no aplicativo do Bolsa Família, confira os principais passos recomendados para resolver a situação:

1. Verifique sua conexão com a internet

Muitas vezes, o erro de carregamento pode estar relacionado a uma falha na rede Wi-Fi ou móvel. Certifique-se de que seu dispositivo está conectado corretamente à internet e tente novamente acessar o aplicativo.

2. Atualize o aplicativo manualmente

Abra a loja de aplicativos do seu celular e verifique se há atualizações pendentes para o aplicativo do Bolsa Família. Em muitos casos, a correção de bugs é feita por meio de pequenas atualizações lançadas logo após a liberação dos pagamentos.

3. Limpe o cache (exclusivo para Android)

No Android, o acúmulo de dados em cache pode prejudicar o funcionamento do app. Vá em: Configurações > Aplicativos > Bolsa Família > Armazenamento > Limpar cache.

4. Forçar parada e reabrir o aplicativo

Feche o app completamente e, se possível, force sua parada pelo menu de configurações. Em seguida, abra-o novamente, uma vez que isso pode resolver falhas temporárias de carregamento ou exibição de dados.

5. Verifique a disponibilidade do servidor

Às vezes, o problema está do lado do servidor, e não do usuário, já que isso ocorre especialmente nos dias em que milhões de acessos simultâneos são registrados. Nessas situações, é necessário aguardar algumas horas e tentar novamente mais tarde.

6. Reinstale o aplicativo

Se nenhuma das opções acima funcionar, desinstale o app e instale novamente. Atenção: esse processo pode apagar dados salvos, como login e senha, por isso, tenha essas informações em mãos antes da reinstalação.

Quando o aplicativo apresenta falhas, o que mais posso fazer?

Caso o aplicativo continue apresentando informações desatualizadas ou incorretas, o beneficiário pode buscar alternativas presenciais ou remotas para obter os dados corretos do seu benefício.

Como opções, há a consulta pelo telefone 121 (Ministério do Desenvolvimento Social), consulta pelo telefone 111 (Caixa Econômica Federal), acesso ao site do Bolsa Família ou site da Caixa e também atendimento presencial nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Esses canais permitem que o cidadão verifique se o pagamento está autorizado, qual o valor exato e a data prevista para o depósito.

Calendário oficial do Bolsa Família para outubro de 2025

O pagamento da parcela de outubro seguirá o cronograma tradicional, dividido conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Confira:

Final do NIS Data de Pagamento Dia da Semana
1 20 de outubro Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Os pagamentos são feitos diretamente nas contas digitais da Caixa, via aplicativo Caixa Tem, podendo também ser sacados presencialmente nos caixas eletrônicos, lotéricas e agências, conforme preferência do beneficiário.

Benefício suspenso? Entenda por que isso pode ocorrer

Além das falhas técnicas no aplicativo, muitos beneficiários foram surpreendidos com a suspensão do benefício ou o bloqueio temporário do pagamento.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como informações inconsistentes no Cadastro Único (CadÚnico), falta de atualização do cadastro dentro do prazo de 2 anos, alterações na composição familiar não comunicadas, renda per capita acima do limite permitido e identificação de duplicidade de cadastro ou irregularidades.

Nessas situações, o motivo da suspensão geralmente é informado no próprio app (quando funcional) ou por carta enviada ao endereço cadastrado e a regularização é realizada ao CRAS mais próximo com os documentos da família.

Mas, é importante ter em mente que, após a atualização ou correção dos dados no CRAS, o retorno ao programa não é imediato. O prazo para reativação pode variar, mas geralmente é de até 30 dias, contados a partir do processamento do novo cadastro.

Durante esse período, os dados da família serão reavaliados e, caso atendam aos critérios exigidos, o pagamento será retomado e, em alguns casos, os valores atrasados podem ser pagos retroativamente.

Governo reforça importância de manter o cadastro atualizado

O Ministério do Desenvolvimento reforça que a manutenção do Bolsa Família depende diretamente da veracidade e atualização das informações no CadÚnico.

Todas as famílias devem atualizar seus dados a cada 24 meses ou sempre que houver mudanças, como nascimento ou morte de um membro da família, mudança de endereço, alteração na renda ou situação de emprego e troca de escola das crianças ou adolescentes.

A falta de atualização pode resultar na suspensão ou exclusão do benefício, mesmo que temporariamente.