Com a aprovação do Congresso Nacional da PEC dos Benefícios e a elevação dos valores do Auxílio Brasil para R$ 600, as buscas pelo benefício aumentaram consideravelmente na internet no mês de julho.

Os pagamentos do benefício reajustado começam agora no dia 9 de agosto para beneficiários que tenham o NIS final 1 (Número de Identificação Social), e seguem até dia 22 de agosto, que pagará o auxílio para portadores do NIS final 0. O calendário original começaria no dia 18, mas foi antecipado este mês pela Caixa.

De acordo com levantamento feito pelo Google, houve um pico de buscas pelo benefício no dia 13 de julho, quando a Câmara concluiu a aprovação da PEC, permitindo que os benefícios sofressem alterações em seus valores, além da criação do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista de R$ 1 mil para profissionais de ambas categorias.

Buscas pelo Auxílio Brasil cresceram em Julho - Fonte: Google
Buscas pelo Auxílio Brasil cresceram em Julho - Fonte: Google

Os valores da PEC seguem até dezembro com a justificativa do governo para amenizar a alta da inflação e a alta dos combustíveis.

Estados do norte e nordeste buscam mais

O último recorde mensal tinha sido em novembro de 2021, mês em que o auxílio começou a ser pago após a substituição do Bolsa Família. Comparando o mês de julho dos anos de 2021 e 2022, as buscas tiveram uma alta de 150% para o Auxílio Brasil.

O mesmo levantamento mostra que entre os 10 estados que mais realizam buscas sobre o assunto do benefício social, todos estão nas regiões Norte e Nordeste do país, sendo eles:

  1. Bahia
  2. Amapá
  3. Piauí
  4. Maranhão
  5. Sergipe
  6. Pará
  7. Ceará
  8. Paraíba
  9. Pernambuco
  10. Amazonas

5 milhões de pessoas na fila de espera

De acordo com os últimos dados divulgados pela CNM Confederação Nacional dos Municípios) no mês de abril ainda haviam 5 milhões de brasileiros que atendiam os requisitos ainda não tinham acesso ao benefício.

Esse número representa um crescimento de 113% comparado a março, onde eram 1.307.930 famílias aguardando.

Em agosto, o governo quer incluir quase 2 milhões de novos beneficiários.

Buscas pelo empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Outra busca considerável na internet foi pelo empréstimo consignado do Auxílio Brasil. As perguntas mais buscadas foram:

  • "Quando vai ser liberado o empréstimo do Auxílio Brasil?", aparecendo em segundo lugar no Google referente a benefícios, e logo após vem:"Como receber o Auxílio Brasil?".

Para os especialistas, esse tipo de crédito pode ter um grande risco para os beneficiários. Isso porque o empréstimo terá um desconto de até 40% do valor do benefício.

Confira a seguir a lista das perguntas mais buscadas sobre o Auxílio Brasil nos últimos 90 dias:

  1. Como receber o Auxílio Brasil?
  2. Quando vai ser liberado o empréstimo do Auxílio Brasil?
  3. Como consultar o Auxílio Brasil?
  4. Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil?
  5. Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil?