Mais de 450 mil famílias começam a receber pela primeira vez o benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil a partir da próxima segunda-feira, 19. A folha de pagamento do mês de setembro vai alcançar 20,65 milhões de brasileiros, recorde de público contemplado pelos programas de transferência de renda do governo federal.

Com a inclusão de novas famílias, o governo amplia também a distribuição do novo cartão do Auxílio Brasil. A entrega do novo modelo foi iniciada em julho para as famílias que entraram no programa a partir de novembro do ano passado. Segundo estimativa do Ministério da Cidadania, cerca de 6,6 milhões de cartões devem ser distribuídos nos próximos meses.

Somente em julho em torno de 3,2 milhões de inscritos no programa receberam o novo cartão. Já na última rodada de pagamento, a Caixa informou que haviam sido emitidos outros 4,7 milhões de cartões para quem foi aprovado para receber o benefício de R$ 600 em agosto.

Em setembro, o governo anunciou que foi possível zerar mais uma vez a fila de espera do programa. Assim, mais de 450 mil novas famílias vão ingressar no Auxílio Brasil para receber o benefício a partir deste mês. Até o fim do ano, o plano do governo é incluir cerca de 1,4 milhão de beneficários e expandir o programa para mais de 21,6 milhões de famílias.

O novo cartão do Auxílio Brasil ganhou uma versão mais moderna e agora possui chip, possibilitando que o beneficiário utilize o saldo para compras na função débito direto pela maquininha. Antes, só era possível fazer pagamentos utilizando o QR code do Caixa Tem, o cartão virtual de débito ou fazendo o saque em espécie sem cartão.

Novos aprovados recebem o cartão

Para selecionar as famílias que vão receber o cartão, o governo considera os beneficiários que entraram no programa a partir de novembro de 2021 e a qualidade dos canais de pagamento, dando prioridade para as famílias localizadas em municípios que não possuem canais de pagamento da Caixa ou com canais de pagamento sobrecarregados.

Essas famílias escolhidas vão receber o cartão do Auxílio Brasil pelo Correios. O envio é feito para o endereço informado pelo Responsável Familiar no Cadastro Único, por isso é importante manter os dados da família atualizados.

É possível rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Para desbloquear o cartão do Auxílio Brasil o beneficiário deve ligar para o canal de atendimento da Caixa no número 111. No momento da ligação é necessário que o beneficiário tenha em mãos o cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), número do RG e CPF.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Como sacar com o cartão do Auxílio Brasil

Com o cartão em mãos, a família poderá sacar o benefício do Auxílio Brasil nos caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e Bancos 24HS. O novo modelo do cartão possui chip e também permite que os beneficiários façam o pagamento de compras na função débito.

Também segue disponível a opção de fazer o Saque sem Cartão pelo aplicativo Caixa Tem. As famílias que recebem o dinheiro em conta poupança digital podem sacar o benefício nos mesmos locais mencionados acima.

Para isso, basta abrir o app Caixa Tem e selecionar Saque sem cartão. Depois, gere o código de saque e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código possui prazo de validade. Veja o passo a passo completo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Saque sem cartão.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.