As famílias que ingressaram no Auxílio Brasil receberam o novo cartão do programa emitido pela Caixa Econômica Federal. Por enquanto, ainda não foi anunciada a transição do programa para seu antigo nome, Bolsa Família, e por isso os cartões emitidos aos novos aprovados devem permanecer com a identidade visual utilizada até então.

De acordo com o banco, um contrato foi assinado com o governo em julho para a confecção de 950 mil novos cartões a serem entregues aos beneficiários aprovados. Inicialmente, 3,2 milhões de famílias foram contempladas com a nova versão, distribuída prioritariamente aos beneficiários que entraram no programa após novembro de 2021.

Até dezembro, esse número já havia ultrapassado 8 milhões de pessoas com a nova versão do cartão em mãos. Para 2023, a equipe de Lula já comunicou que planeja distribuir o novo cartão com chip para todos os beneficiários do programa, que deve voltar a se chamar Bolsa Família.

O novo cartão do Auxílio Brasil ganhou uma versão mais moderna com chip, possibilitando que o beneficiário utilize o saldo para compras na função débito direto pela maquininha. Antes, só era possível fazer pagamentos utilizando o QR code do Caixa Tem, o cartão virtual de débito ou fazendo o saque em espécie sem cartão.

Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?

A distribuição dos cartões vai abranger 6,6 milhões de famílias de forma gradual. Em julho, o cartão foi entregue somente para 3,2 milhões de famílias.

A prioridade serão as famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e considera também a qualidade dos canais de pagamento, focando em municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou que tenham canais de pagamentos sobrecarregados.

As famílias que fazem parte do grupo prioritário irão receber o novo cartão do Auxílio Brasil pelos Correios, no endereço informado no Cadastro Único. Além do cartão, o beneficiário vai receber o porta-cartão com informações importantes como calendário de pagamento, passo a passo para cadastrar a senha do cartão e as funcionalidades.

Como desbloquear o Cartão do Auxílio Brasil?

O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

É possível rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Como é o novo cartão Auxílio Brasil

A nova versão do cartão do Auxílio Brasil que contará com as seguintes informações:

Na parte da frente:
Identificação do Programa Auxílio Brasil
Número do cartão
Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar
Nome do responsável familiar
Validade do cartão
Número da conta

Na parte de trás:
Canais de atendimento da Caixa e do Ministério da Cidadania
Nomes da Caixa e do Ministério da Cidadania
Bandeira do Caixa Aqui
QR Code
Bandeira do banco 24Horas
Bandeira da Elo ou Visa

Novo Cartão do Auxílio Brasl - Fonte: Ministério da Cidadania
Novo Cartão do Auxílio Brasil - Fonte: Ministério da Cidadania