O Ministério da Cidadania iniciou em julho a entrega do novo cartão do Auxílio Brasil para 3,2 milhões de famílias. A distribuição tem um grupo prioritário que vai receber antes o cartão, são os beneficiários que entraram no programa após novembro de 2021.

Segundo a pasta, nos próximos meses devem ser entregues ao todo 6,6 milhões de cartões. A ideia é que o instrumento reforce a ligação do programa com o mandato do presidente Jair Bolsonaro que está em busca da reeleição. Para isso, foram investidos mais de R$ 130 milhões na confecção dos novos cartões do Auxílio Brasil.

Em agosto, o público do Auxílio Brasil será ampliado para 20,2 milhões de famílias. De acordo com a Caixa, a instituição vai distribuir mais 4,7 milhões de cartões para as famílias que ingressarão no programa em agosto.

O novo cartão do Auxílio Brasil ganhou uma versão mais moderna e agora possui chip, possibilitando que o beneficiário utilize o saldo para compras na função débito direto pela maquininha. Antes, só era possível fazer pagamentos utilizando o QR code do Caixa Tem, o cartão virtual de débito ou fazendo o saque em espécie sem cartão.

Quem vai receber antes o cartão do Auxílio Brasil?

A distribuição dos cartões vai abranger 6,6 milhões de famílias de forma gradual. Em julho, o cartão foi entregue somente para 3,2 milhões de famílias.

A prioridade serão as famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e considera também a qualidade dos canais de pagamento, focando em municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou que tenham canais de pagamentos sobrecarregados.

As famílias que fazem parte do grupo prioritário irão receber o novo cartão do Auxílio Brasil pelos Correios, no endereço informado no Cadastro Único. Além do cartão, o beneficiário vai receber o porta-cartão com informações importantes como calendário de pagamento, passo a passo para cadastrar a senha do cartão e as funcionalidades.

Como desbloquear o Cartão do Auxílio Brasil?

O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

É possível rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Como é o novo cartão Auxílio Brasil

A nova versão do cartão do Auxílio Brasil que contará com as seguintes informações:

Na parte da frente:
Identificação do Programa Auxílio Brasil
Número do cartão
Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar
Nome do responsável familiar
Validade do cartão
Número da conta

Na parte de trás:
Canais de atendimento da Caixa e do Ministério da Cidadania
Nomes da Caixa e do Ministério da Cidadania
Bandeira do Caixa Aqui
QR Code
Bandeira do banco 24Horas
Bandeira da Elo ou Visa

Novo Cartão do Auxílio Brasl - Fonte: Ministério da Cidadania
Novo Cartão do Auxílio Brasil - Fonte: Ministério da Cidadania