Nesta terça-feira (9) O Ministério do Trabalho e Previdência iniciou o pagamento da primeira e segunda parcela do Auxílio Caminhoneiro de R$ 1 mil cada. Para a primeira fase do programa, recebem 190.861 trabalhadores. O Governo estima um total de R$ 381,8 milhões para o recurso.

Para receber o benefício, o caminhoneiro deve estar com seu cadastro ativo no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em 31 de maio de 2022, e que tenham tido suas operações de transportes registradas na ANTT neste ano.

Previsão de caminhoneiros contemplados

Dos 900 mil caminhoneiros, apenas 190 mil receberam as primeiras duas parcelas na data do pagamento.

estimativa do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) é que o BEm Caminhoneiro (Benefício Emergencial Caminhoneiro) contemple trabalhadores autônomos de carga, independentemente do número de veículos que o profissional possua.

Autodeclaração Auxílio Caminhoneiro

Os trabalhadores que estão ativos no RNTR-C mas sem operações registradas em 2022, devem realizar a Autodeclaração pelo Portal Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC.

O período para a realização da Autodeclaração será entre os dias 15 e 29 de agosto, e o pagamento para a primeira e segunda parcela está previsto para dia 06 de setembro.

Para os trabalhadores que estiverem aptos para receber os valores do benefício, terão direito aos pagamentos da terceira parcela em diante, mas não receberão os valores retroativos.

Como sacar o Auxílio Caminhoneiro?

Os pagamentos mensais até dezembro serão depositados na Poupança Digital Social aberta automaticamente em nome do trabalhador pela Caixa Econômica Federal. Caso o benefício não for movimentado em um prazo de 90 dias, a contar da data do depósito, os recursos retornarão para a União.

Veja abaixo os prazos para o envio da Autodeclaração e o calendário de pagamentos do Auxílio Caminhoneiro:

Créditos: Divulgação/MTP.
Créditos: Divulgação/MTP.