Termina nesta semana a liberação de saques da quinta parcela do Auxílio Emergencial. A Caixa Econômica Federal segue liberando o dinheiro nos caixas a cada dia para novos grupos. Nesta terça de 14 de setembro, os nascidos em agosto poderão sacar a 5ª parcela.

O calendário de saque do Ciclo 5 iniciou no dia 1º de setembro, um dia após o término do crédito em conta poupança digital para o público em geral, que foi de 20 a 31 de agosto. O cronograma segue até o dia 20 de setembro. No mesmo dia, comecarão os créditos da 6ª parcela para o público em geral (fora o Bolsa Família).

A sexta parcela está prevista para iniciar no dia 17 de setembro para o Bolsa Família. Este grupo tem o saque liberado no mesmo dia de crédito.

De acordo com o calendário da 5ª parcela divulgado pelo Ministério da Cidadania, os saques e transferências serão liberados para novos grupos a cada dia da semana, com exceção dos sábados, domingos e feriados. Confira as datas de liberação do saque para o público em geral:

  • 14 de setembro (terça-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em agosto;
  • 15 de setembro (quarta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em setembro;
  • 16 de setembro (quinta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em outubro;
  • 17 de setembro (sexta-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em novembro;
  • 20 de setembro (segunda-feira): saque da 5ª parcela liberado para nascidos em dezembro.

Como sacar o Auxílio Emergencial

Para realizar o saque do Auxílio Emergencial o beneficiário terá que aguardar a data estipulada para o seu mês de nascimento e acessar no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Para quem recebeu a 5ª parcela do Auxílio Emergencial em agosto é importante saber que existe um prazo para saque dos valores. De acordo com o Decreto nº 10.661, o saque em espécie ou movimentação do benefício deve ser realizada em até 120 dias após o crédito em conta poupança digital.

Caso o dinheiro não seja movimentado dentro deste prazo de 4 meses, os valores irão retornar automaticamente aos cofres da União.

Calendário da 6ª parcela

Já a sexta parcela começa nesta semana, dia 17 para o Bolsa Família e no dia 20 para os inscritos pelo app e site. Veja abaixo o calendário completo divulgado pelo Ministério da Cidadania:

6ª parcela do Auxílio Emergencial inicia no dia 21 de setembro. Imagem: Divulgação/Governo Federal.
6ª parcela do Auxílio Emergencial inicia no dia 21 de setembro. Imagem: Divulgação/Governo Federal.