Segue disponível no portal da Dataprev a consulta à situação do Auxílio Emergencial do governo federal. O site criado em 2020 para cadastro das famílias brasileiras com direito ao benefício passou por algumas atualizações, mas continua permitindo verificar informações sobre o Auxílio Emergencial.

Oficialmente, o último depósito do benefício ocorreu em outubro de 2021. Porém, depois disso, alguns pagamentos retroativos ocorreram e o site da Dataprev continua sendo a melhor fonte para consultar os dados sobre o Auxílio Emergencial.

Os cidadãos que desejam saber a situação do seu benefício podem acessar o site da Dataprev e realizar a consulta pelo CPF. Veja neste post o passo a passo para fazer o procedimento.

Parceira tecnológica do governo federal desde o início dos pagamentos do Auxílio Emergencial, a Dataprev é responsável por auxiliar o Ministério da Cidadania no reconhecimento do direito de cada cidadão em receber o benefício.

Como consultar o Auxílio Emergencial pelo CPF

Se você recebeu alguma parcela do Auxílio Emergencial e deseja acessar as informações sobre todos os pagamentos saiba que é possível consultar a situação do seu benefício pelo CPF.

A consulta está disponível no site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br e basta preencher o número do documento, nome completo e data de nascimento para verificar informações como:

  • Resultados das análises;
  • Data de recebimento e envio dos pedidos entre sistemas Dataprev e Caixa;
  • Motivação da negativa do benefício;
  • Situação da segunda solicitação;
  • Contestação do pedido negado.

Durante os pagamentos, caso encontrasse o seu Auxílio Emergencial negado ou o pagamento de alguma parcela cancelado o beneficiário pôde utilizar o site da Dataprev para realizar a contestação do auxílio emergencial. O prazo definido pelo governo para entrar com pedido era de 10 dias após a divulgação do resultado no sistema pela Dataprev.

Depois de finalizada a contestação do Auxílio Emergencial, a Dataprev realizará um novo processamento do cadastro a partir de dados mais atualizados em suas bases.

Auxílio Emergencial cancelado após análise mensal

Mesmo depois de aprovado para receber o Auxílio Emergencial, o beneficiário ainda corria o risco de perder o benefício caso a Dataprev ou o Ministério da Cidadania encontrem alguma inconsistência nas informações analisadas mensalmente.

O cancelamento do auxílio emergencial ocorreu porque os órgãos envolvidos na checagem fazem o cruzamento dos dados todos os meses antes de liberar uma nova parcela. Essa foi uma das formas de garantir que os recursos sejam destinados somente aos cidadãos que se enquadram nas regras de recebimento.

Por esse motivo, o Ministério da Cidadania se uniu em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União para analisar todos os cadastros, até mesmo os que já haviam sido aprovados anteriormente. Segundo a pasta, entre os motivos mais comuns que causam o cancelamento do benefício mesmo após o recebimento de alguma parcela são:

  • ter adquirido vínculo de emprego formal;
  • estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
  • ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos - Sisobi ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza; ou
  • estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.