O Ministério da Cidadania incluiu mais 106.011 pessoas na lista de aprovados para receber o Auxílio Emergencial 2021. O novo lote é composto por pessoas que foram consideradas elegíveis após nova análise de dados feita pela Dataprev.

Estes novos aprovados começaram a receber os pagamentos do benefício dentro do Ciclo 3, com crédito para os nascidos entre janeiro e julho na sexta-feira (25).

Os demais beneficiários do novo lote - nascidos entre agosto e dezembro - irão receber conforme o andamento do calendário do Auxílio Emergencial em junho. Agora com o cronograma antecipado, os aniversariantes de agosto terão o crédito do benefício no sábado (26) e o calendário se encerra na quarta-feira (30) quando recebem os nascidos em novembro e dezembro.

Calendário dos novos aprovados do auxílio em junho

Confira o calendário completo para os novos aprovados que irão receber ainda em junho:

  • Nascidos em janeiro: 25 de junho
  • Nascidos em fevereiro: 25 de junho
  • Nascidos em março: 25 de junho
  • Nascidos em abril: 25 de junho
  • Nascidos em maio: 25 de junho
  • Nascidos em junho: 25 de junho
  • Nascidos em julho: 25 de junho
  • Nascidos em agosto: 26 de junho
  • Nascidos em setembro: 27 de junho
  • Nascidos em outubro: 29 de junho
  • Nascidos em novembro: 30 de junho
  • Nascidos em dezembro: 30 de junho

Para descobrir se você está entre os novos aprovados para receber agora o Auxílio Emergencial basta acessar o portal da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br - e consultar a situação do seu Auxílio Emergencial. A consulta pode ser feita inserindo dados de CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Ao acessar o portal, o cidadão poderá visualizar o detalhamento dos pedidos, tais como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício, se for o caso.

Dataprev faz análise mensal dos cadastros

Segundo o órgão, ainda existem outros dois mil requerimentos que devem passar por análise mais detalhada da Dataprev e do Ministério da Cidadania. O resultado desse processamento deve ser divulgado em novo lote ainda sem data definida. Já para quem teve o pedido do Auxílio Emergencial negado após a consulta na sexta-feira (25) o governo abriu o prazo até dia 03 de julho para contestação no site da Dataprev.

O ministro da Cidadania, João Roma, ressaltou que a cada nova operação de pagamento do Auxílio Emergencial os cadastros passam por cruzamento de informações de diversos bancos de dados para garantir que os recursos serão pagos para quem mais precisa. "Temos realizado uma operação abrangente, no sentido de que o Auxílio Emergencial seja pago à população mais vulnerável do país, e muito criteriosa, para evitar fraudes e repasses indevidos", afirmou João Roma.

Ao consultar pelo site da Dataprev, o cidadão encontra o seu cadastro classificado como elegível, inelegível ou em processamento. A primeira resposta indica que a pessoa foi aprovada para receber o benefício e já vai começar a receber conforme o calendário do Auxílio Emergencial 2021. Quem foi considerado 'inelegível' foi porque o seu cadastro não atendeu aos critérios da MP nº 1.039, que regulamenta o pagamento das novas parcelas. Para esse público, o governo abre um prazo de 10 dias para que possa fazer a contestação do auxílio negado.

Já quem encontra o cadastro definido como 'em processamento', a Dataprev informou que estes cidadãos tiveram o requerimento retido pelo Ministério da Cidadania para cruzamentos de dados adicionais. Isso significa que os cadastros serão reprocessados com informações mais recentes dos bancos de dados para garantir que o cidadão se encaixa nas regras publicadas na MP nº 1.039.

Para este público, o resultado oficial será liberado novo lote após a conclusão do processamento. Por isso, é importante que o cidadão fique atento e acesse novamente o site da Dataprev para conferir o resultado da análise nos próximos dias.

A Dataprev encerrou na sexta-feira, 25 de junho, o prazo de contestação para os beneficiários que tiveram o pagamento do Auxílio Emergencial cancelado no mês de junho. O período para solicitação foi aberto no dia 15 de junho para as pessoas que receberam parcelas anteriores do Auxílio Emergencial 2021, mas neste mês tiveram o pagamento cancelado ou bloqueado após revisão mensal dos cadastros.

Já às 23h59min do sábado (26) terminou o prazo de contestação para os cidadãos que foram considerados inelegíveis para receber o Auxílio. Para estes, o resultado do processamento foi divulgado no dia 16 de junho e, desde então, a contestação está aberta no site da Dataprev.