Os brasileiros que fizeram solicitação do Auxílio Emergencial até o dia 02 de julho e tiveram seu pedido negado agora têm mais uma opção de canal para realizar a contestar a negativa. A Dataprev, juntamente com o Ministério da Cidadania, lançou uma nova plataforma para realizar a contestação do Auxílio Emergencial negado.

A plataforma é a mesma lançada pela empresa em maio deste ano para consultar o andamento da solicitação do Auxílio. Segundo a Caixa, em torno de 169,8 mil cadastros ainda estão em reanálise (dados de 10/09).

Site da Dataprev permite contestar auxílio negado

Para realizar a contestação no site da Dataprev o cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.

A Dataprev ressalta que a contestação em seu site estará disponível em três situações de inelegibilidade, são elas:

  1. servidor público militar que não tenha mais o vínculo;
  2. pessoas que perderam o emprego e não tenham direito ao seguro desemprego e ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) - (vínculo de emprego intermitente ativo);
  3. pessoas que eram menor de 18 anos na data do pedido e completaram a maior idade recentemente.

De acordo com a empresa, a contestação para estes três motivos de inelegibilidade não estavam disponíveis pelos canais da Caixa Econômica Federal, o que levou o Ministério da Cidadania a solicitar esta nova modalidade no portal de consulta da Dataprev. Até então, a contestação do Auxílio Emergencial poderia ser feita somente no site ou aplicativo da Caixa e na Defensoria Pública da União (DPU).

Como contestar o Auxílio Emergencial no site Dataprev

O cidadão que teve o seu pedido do Auxílio Emergencial negado e se encaixa em um dos três casos citados acima deve acessar o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ e inserir suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão "Contestar análise" para fazer o novo pedido. Concluída a contestação, o requerimento passará novamente por processamento em que os dados autodeclarados serão cruzados com as informações pessoais disponíveis nos cadastros oficiais da União.

Após homologação do Ministério da Cidadania, os dados serão enviados à Caixa para efetuar o pagamento, em caso de aprovação. Caso o pedido seja novamente negado o portal da Dataprev possui o botão "Mais informações", onde o cidadão poderá consultar o critério da legislação que não foi atendido para concessão do benefício e, em algumas situações, também traz orientações ao cidadão.

800 mil foram aprovados após contestação

Na última semana de julho, a Dataprev enviou a Caixa mais um lote com 805.318 cadastros aprovados após a contestação. Estes mais de 800 mil brasileiros tiveram o seu primeiro pedido do Auxílio Emergencial negado e, após realizar a contestação entre 23 de abril e 19 de julho, tiveram seu direito de receber o benefício reconhecido.

Para este novo grupo de aprovados, o pagamento iniciou no dia 05 de agosto, em conta poupança digital e foi concluído no dia 26 de agosto. O calendário completo foi divulgado no dia 03 de agosto pelo Ministério da Cidadania.

Já o grupo de pessoas que realizou a contestação entre os dias 03 de julho e 16 de agosto teve calendário divulgado em 26 de agosto. Estes novos aprovados se somam aos cidadãos que realizaram cadastro nos Correios e que irão receber a 1ª parcela do benefício no Ciclo 2, que vai de 28 de agosto a 30 de setembro.

- Confira o calendário de pagamento para os novos aprovados e cadastrados nos Correios