O ano de 2025 está sendo muito importante para que o Governo e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) iniciem um processo de reformulação nos seus programas sociais e de transferência de renda. Muito criticados pelo alto custo repassado mensalmente, o governo busca eficientizar a distribuição desse dinheiro para quem realmente precisa.

E um dos que demandam maior investimento da pasta é o Auxílio-Gás, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e com o objetivo de fornecer ajuda na compra do gás de cozinha. Para este ano, existiu inclusive a possibilidade do Auxílio-Gás ser extinto, por conta da dificuldade de encontrar recursos para seu financiamento. Entretanto, após algumas semanas de negociações, ficou definido que o programa segue para 2025, mas com alguns ajustes consideráveis que diminuirão o número de pessoas atendidas.

Por isso, confira abaixo as mudanças praticadas para o Auxílio-Gás e a nova regra que está estabelecida para este ano.

Auxílio-Gás tem nova regra confirmada para 2025

Desde o início deste ano, o Governo Federal e o MDS definiram que um dos maiores focos é reduzir o número de fraudes e beneficiários irregulares. E após diversas análises e estudos realizados, a conclusão estabelecida foi de que os unipessoais fazem parte da categoria na qual a quantidade de fraudes é maior. Por isso, esta parte do público demanda maior atenção.

Por isso, o MDS definiu que, tanto para o Bolsa Família e para o Auxílio-Gás, haverá a necessidade de visita domiciliar para a entrevista e atualização dos dados presentes no Cadastro Único. Este processo tem como objetivo principal obter uma maior assertividade nas informações concedidas pelo beneficiário.

A maior parte das fraudes identificadas diz respeito sobre a quantidade de moradores na residência e também sobre os casos onde diversos beneficiários que, no sistema, constam como unipessoais, moram na mesma casa.

De acordo com os últimos dados apresentados pelo Governo Federal, o número de beneficiários do Auxílio-Gás que estão enquadrados na categoria de unipessoal é de aproximadamente 527 mil. Isso corresponde a 10% dos mais de 5 milhões de beneficiários atuais.

Confira alguns dados detalhados abaixo:

MÊS / ANO BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO-GÁS Nº DE UNIPESSOAIS PERCENTUAL DE UNIPESSOAIS
02/2025 5.428.179 527.881 9,72%
12/2024 5.525.820 552.375 10,00%
10/2024 5.643.041 568.618 10,08%
08/2024 5.804.945 600.010 10,34%

Quando será o próximo ciclo do Auxílio-Gás?

Diferentemente dos outros programas sociais, o Auxílio-Gás é pago de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Por isso, neste ano já aconteceram pagamentos em fevereiro e recentemente, em abril.

Agora, a nova previsão é de que o próximo ciclo aconteça em junho e bem como já é conhecido nacionalmente, o calendário será o mesmo para o Bolsa Família, ou seja, de acordo com o NIS (Número de Inscrição Social).

Confira o calendário de junho abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 16 de junho Segunda-feira
2 17 de junho Terça-feira
3 18 de junho Quarta-feira
4 20 de junho Sexta-feira
5 23 de junho Segunda-feira
6 24 de junho Terça-feira
7 25 de junho Quarta-feira
8 26 de junho Quinta-feira
9 27 de junho Sexta-feira
30 de junho Segunda-feira

Outra questão importante sobre o Auxílio-Gás é para o valor da parcela. Neste caso, a quantia de cada parcela é definida conforme o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. A regulação é feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Onde fazer a consulta das informações do Auxílio-Gás?

O beneficiário do programa ou o cidadão que tiver dúvidas sobre o funcionamento do Auxílio-Gás pode buscar contato através das seguintes plataformas:

  • Aplicativo oficial do Bolsa Família;
  • Aplicativo CAIXA Tem;
  • Central de atendimento da CAIXA (telefone nº 111);
  • CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município