Desde novembro do ano passado, o Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), colocou em prática uma reformulação importante no programa Auxílio-Gás. Com novas regras e uma maneira diferente de atender as famílias beneficiárias, o agora Gás do Povo já está em funcionamento, mesmo que ainda de forma gradual.

Tendo o objetivo principal de superar os 15 milhões de contemplados diretamente, o programa prevê que, a partir de agora, o Governo realize a disponibilização do botijão de gás, diferentemente do antigo formato, que fazia o pagamento em dinheiro do valor médio nacional do produto.

E uma das diversas maneiras disponíveis de consulta de informações ou atualização de dados é o aplicativo oficial do Gás do Povo. Sendo assim, confira abaixo um tutorial sobre como acessar o app e também como é possível retirar o botijão.

Gás do Povo; Veja como acessar o aplicativo

1 - REALIZAR O LOGIN

O primeiro passo é fazer o login no aplicativo através da sua conta gov.br. Será necessário informar o número do seu CPF e também a senha que é válida no sistema.

(Foto: Reprodução)

2 - ACESSAR A ABA "VALES"

Após realizar o login, você entrará na página inicial do aplicativo. Dentre as diversas abas, selecione a aba "vales".

(Foto: Reprodução)

3 - ACESSE SEU VALE DISPONÍVEL

Nesta aba, basta clicar no vale disponível. A partir disso, estarão disponíveis informações sobre a data em que o benefício ainda estará válido, além de dados sobre o local de retirada do botijão.

(Foto: Reprodução)

Como é feito o recebimento do Gás do Povo?

É importante destacar que o Gás do Povo só estará em pleno funcionamento para todos os seus beneficiários a partir do mês de março. Desde o fim do ano passado, a cada ciclo, são cumpridas algumas etapas estipuladas.

Confira o cronograma que foi divulgado:

  • Setembro de 2025: Criação do programa;
  • Novembro de 2025: Concessão para 10 capitais brasileiras;
  • Dezembro de 2025: Atualização do público de famílias elegíveis à nova modalidade;
  • Janeiro de 2026: Concessão para todas as capitais brasileiras;
  • Fevereiro de 2026: Migração das famílias do Auxílio-Gás para o Gás do Povo;
  • Março de 2026: Concessão para as famílias de todas as cidades do Brasil

Sendo assim, a partir do mês que vem, todos os beneficiários aptos poderão realizar a retirada do botijão de gás. Este repasse do botijão é feito somente em pontos credenciados, cujo possuem a obrigatoriedade de implantação de identificação visual.

Com isso, tanto na entrada do estabelecimento como também nos botijões entregues, são necessários rótulos e placas de identificação.

Regras atualizadas do Gás do Povo

Levando em consideração os documentos oficiais do Governo Federal e também as modificações impostas recentemente, as regras atualizadas do programa são as seguintes:

  • Estar com inscrição no Cadastro Único atualizada;
  • Renda per capita mensal da família ser de até meio salário mínimo (R$ 759);
  • É obrigatório que o CPF esteja totalmente regularizado na Receita Federal;
  • A família beneficiária precisa ser composta por, pelo menos, dois integrantes inscritos no Cadastro Único

É importante destacar também que o número de botijões que são disponibilizados para as famílias a cada ano varia de acordo com a composição familiar.

Famílias com 2 ou 3 pessoas poderão fazer quatro recargas por ano. Já as famílias com quatro integrantes ou mais farão seis recargas, ou seja, o vale terá duração de dois meses.

Durante a divulgação da criação do programa, o número apresentado como grande meta é chegar a 15 milhões de famílias atendidas, superando a quantia de 50 milhões de pessoas.