O governo de Minas Gerais fará mais um pagamento do Auxílio Emergencial Mineiro ainda em novembro. O benefício de R$ 600 foi liberado para as famílias entre 14 e 29 de outubro, mas muitos beneficiários deixaram de receber os valores por causa de "problemas documentais que impediram a abertura de conta ou crédito do auxílio", conforme informou a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).

De acordo com o órgão, em torno de 1,85% dos beneficiários foram afetados por esse problema, totalizando um grupo de quase 20 mil pessoas. A Secretaria informou que está tomando todas as providências para solucionar os problemas e realizar o pagamento desses benefícios na última semana de novembro de 2021.

"Salientamos que não se trata de pagamento de nova parcela. O pagamento extraordinário só será feito para famílias que ainda não receberam o Auxílio Emergencial Mineiro", informa a nota da Sedese no site oficial.

O comunicado informa ainda que para realizar a consulta de quem tem direito ao auxílio emergencial mineiro agora deverá ser informada a data de nascimento do beneficiários.

Nos casos em que a informação de nascimento seja digitada incorretamente ou a data de nascimento tiver sido cadastrada incorretamente no Cadúnico o site exibirá a informação de que a pessoa não é elegível.

A Secretaria orienta ainda que os beneficiários que tenham consultado o site anteriormente e recebido a informação de que possuíam direito ao Auxílio Emergencial Mineiro, mas em nova consulta o site informa que o cidadão não é elegível, verifiquem se a data de nascimento informada no site está correta.

"Caso tenha certeza que está correta, orientamos que verifique no CRAS ou no setor de CadÚnico de seu município qual a data de nascimento foi registrada no Cadastro. Se a data registrada for incorreta, orientamos que procedam a correção dos dados no Cadastro e utilizem esta data apenas para a consulta no site do Auxílio Emergencial".

A Sedese salienta que o cadastramento incorreto da data de nascimento não atrapalha o pagamento do benefício, mas é importante a correção desta informação para que as famílias não tenham problemas para acessar quaisquer benefícios sociais.

Consulta do Auxílio Mineiro pelo CPF

Para os cidadãos que estão na dúvida se podem ou não receber o Auxílio Emergencial Mineiro em novembro a consulta continua disponível no site do programa. Para consultar se terá direito basta acessar o site www.auxilioemergencialmineiro.mg.gov.br.

A consulta à lista de beneficiários pode ser feita pelo CPF ou NIS (Número de Inscrição Social), que pode ser conferido no Cartão Cidadão, no Cartão do Programa Bolsa Família ou então no site MeuCadÚnico - meucadunico.cidadania.gov.br.

O Auxílo Emergencial Mineiro foi pago para mais de um milhão de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) até o dia 22 de maio de 2021 e que possuem renda per capita familiar mensal de até R$ 89,00.

O pagamento iniciou em 14 de outubro com um calendário exclusivo para as famílias prioritárias ao benefício (famílias que não são beneficiárias do Bolsa Família e famílias que são constituídas por mães solteiras e seus filhos). Esse grupo recebeu o benefício até 21 de outubro.

Mês de aniversário do RF Data de pagamento
Janeiro e fevereiro 14 de outubro de 2021
Março e abril 15 de outubro de 2021
Maio e junho 18 de outubro de 2021
Julho e agosto 19 de outubro de 2021
Setembro e outubro 20 de outubro de 2021
Novembro e dezembro 21 de outubro de 2021

Para as famílias que não fizeram parte do grupo prioritário o pagamento iniciou no dia 22/10 e seguiu até 29 de outubro com depósito em conta poupança no Caixa Tem.

Mês de aniversário do RF Data de pagamento
Janeiro e fevereiro 22 de outubro de 2021
Março e abril 25 de outubro de 2021
Maio e junho 26 de outubro de 2021
Julho e agosto 27 de outubro de 2021
Setembro e outubro 28 de outubro de 2021
Novembro e dezembro 29 de outubro de 2021

Os valores do auxílio emergencial mineiro poderão ser movimentados por meio do aplicativo da Caixa ou então sacados nas agências, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui por meio do saque sem cartão.