Mais de 18 milhões de famílias brasileiras já aguardam o início do pagamento de mais uma parcela do Bolsa Família. Para novembro, o Governo Federal já tem estabelecida a ordem dos repasses dos valores do programa, bem como as condições de antecipação.

Neste mês, o Bolsa Família tem distribuição dos valores prevista para iniciar já nesta semana, na sexta, 14/11. Bem como acontece normalmente, a distribuição dos pagamentos acontece de forma escalonada, ou seja, de forma gradual. Quem recebe antecipado, terá o depósito já na sexta-feira e não precisará esperar o calendário normal.

Bolsa Família: Quando começa o pagamento

Na sexta-feira (14), a primeira camada de beneficiários tem recebimento previsto. A divisão das datas de repasse vai de acordo com o NIS (Número de Inscrição Social) de cada cidadão. Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 14 de novembro Sexta-feira
2 17 de novembro Segunda-feira
3 18 de novembro Terça-feira
4 19 de novembro Quarta-feira
5 21 de novembro Sexta-feira
6 24 de novembro Segunda-feira
7 25 de novembro Terça-feira
8 26 de novembro Quarta-feira
9 27 de novembro Quinta-feira
0 28 de novembro Sexta-feira

As condições de antecipação do pagamento da parcela se dá para moradores de locais afetados por grandes desastres climáticos.

No ciclo de outubro, por exemplo, mais de 500 cidades brasileiras ingressaram na lista de antecipação. A maior parte delas foi no Rio Grande do Sul, onde o repasse unificado esteve garantido desde o 3º dia do ciclo, assim como ocorreu para moradores do estado do Acre.

Para isso, a cidade ou estado precisa ter emitido um pedido de situação de emergência ou de calamidade pública. A partir do reconhecimento do Governo Federal, pode acontecer a entrada destas localidades na relação com a antecipação.

A divulgação da lista completa, entretanto, é feita somente no dia de abertura do calendário, através dos canais oficiais de comunicação do MDS.

Já a segunda condição que permite antecipação é um movimento feito pela CAIXA. Para evitar filas nas agências bancárias e erros nos aplicativos, o banco condiciona a distribuição dos valores do Bolsa Família e de outros programas sociais no sábado anterior ao dia original quando o repasse é agendado para a segunda-feira.

Como dia 15/11 é feriado, não haverá antecipação nesta data e aqueles com NIS terminado em 2 recebem só na segunda-feira, dia 17.

Vale lembrar que esta segunda condição não é uma regra oficial do Bolsa Família, ou seja, não consta no regulamento. Entretanto, já é um movimento praticado há muito tempo e por isso, os beneficiários já aguardam por este repasse antes da data original.

O orçamento do Bolsa Família para este ano é de aproximadamente R$ 160 bilhões. Ainda não foi anunciado pelo Governo Federal qual o orçamento que o programa terá em 2026. Entretanto, a tendência é de que a verba seja maior pelo fato de ser ano eleitoral.