O Governo Federal informou que neste mês de março começa a atualização dos dados de todos os beneficiários do Bolsa Família. Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), todo o processo deve ser finalizado até o mês de dezembro deste ano.

O ministro do MDS, Wellington Dias, afirmou que foi identificado pelo governo, indícios de irregularidades em 2,5 milhões de beneficiários e 1,4 milhão foram excluídos do programa Bolsa Família de março.

Desta forma, todos os beneficiários do programa de transferência de renda precisarão atualizar seus cadastros. Serão cerca de 21 milhões de pessoas, de acordo com os dados de março que deverão passar pelo recadastro.

Como vai funcionar a atualização do Bolsa Família?

Segundo o Governo Federal, o agendamento dos cadastros do Bolsa Família será realizado pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), e não aos beneficiários. Com isso, os beneficiários que forem chamados deverão se dirigir até o CRAS. Não será necessário fazer fila, nem buscar atendimento por conta própria, já que o Centro fará o agendamento de cada família, com hora marcada.

O Governo já adiantou que serão contratadas 12 mil pessoas aptas para realizarem o atendimento das famílias, reforçando o atendimento dos CRAS para atualização do programa social.

O que acontece se o beneficiário não comparecer?

Se o beneficiário não comparecer ao CRAS no momento da chamada, o benefício será bloqueado no prazo de até dois meses. Para aqueles que realizarem a atualização cadastral, os pagamentos continuam sendo depositados normalmente todos os meses. No caso dos dados fornecidos para o CRAS mostrarem que o beneficiário não tem direito ao Bolsa Família, o dinheiro será cortado imediatamente.

O governo estima que a atualização siga até dezembro deste ano, mas durante esse processo, todos os beneficiários que ainda não foram convocados para atualizar seus cadastros, seguem recebendo os valores normalmente.

Já foram localizados indícios de 2,5 milhões de benefícios irregulares. Do total, 1,4 milhão já tiveram seus cadastros excluídos da folha de pagamento do mês de março. O restante, os outros 1 milhão, devem ser excluídos até o mês de dezembro deste ano.