Estamos nos aproximando do início de Outubro e o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) se preparam para a abertura de mais um ciclo do Bolsa Família. E mesmo com o potencial de novos cortes no número de família aptas ao recebimento dos valores, o programa seguirá liberando um grande valor de recursos.

Agora, antes do início do pagamento dos valores da próxima parcela, existem diversas etapas importantes do calendário operacional do Bolsa Família. Uma delas é a abertura da consulta dos extratos através dos aplicativos e também das informações atualizadas nas agências bancárias. O processamento da folha de Outubro começa no dia 4.

Bolsa Família: Quando abrirá a consulta da parcela de outubro?

Esta primeira etapa, que é a da consulta das informações atualizadas, acontecerá após o processo de verificação e fiscalização que é feito pelo MDS. Neste primeiro procedimento, é feita a averiguação do cadastro de todas as famílias de acordo com o atual regulamento do programa.

Geralmente, este processo tem duração de dois a três dias. Em outubro, esta primeira etapa acontecerá entre os dias 4 e 6 de outubro. Somente a partir do fim desta verificação, as informações entrarão no sistema e consequentemente, estará disponível no aplicativo CAIXA Tem e em outras plataformas de consulta.

Conforme calendário operacional do MDS, as informações do extrato de outubro do Bolsa Família estarão disponíveis para os beneficiários a partir do dia 7 de outubro.

Os pagamentos da nova parcela do Bolsa Família acontecerão entre os dias 20 e 31 de outubro, seguindo a divisão das datas de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Confira o calendário do mês 10:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de outubro Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Pode ter antecipação da parcela de outubro do Bolsa Família?

Bem como acontece em todos os meses, pode haver o pagamento antecipado da parcela do Bolsa Família para alguns estados e cidades do país. Por conta de chuvas e alagamentos, o Governo pode conceder o repasse já no primeiro dia do calendário para uma parte das famílias.

Para que esta antecipação seja concedida, é necessário que a prefeitura ou governo estadual dos locais afetados emita um pedido de situação de emergência ou calamidade pública e que este pedido seja devidamente reconhecido pelo Governo Federal.

No ciclo de setembro do programa, foram mais de 500 cidades beneficiadas, sendo 497 só integrantes do Rio Grande do Sul, que teve a antecipação paga mais uma vez. A divulgação é feita no dia de abertura do calendário através dos canais oficiais de comunicação do MDS.

A projeção é de que cerca de 19 milhões de famílias sejam consideradas aptas ao pagamento da próxima parcela do Bolsa Família. Em média, a cada ciclo, aproximadamente 100 mil famílias são retiradas da folha de pagamentos por conta das verificações com as novas regras do benefício.