O ciclo de setembro do Bolsa Família está oficialmente encerrado. Nesta terça-feira (30), o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) realizaram a última onda de pagamentos do programa para o restante das mais de 19 milhões de famílias que tiveram o repasse autorizado neste mês.

E com isso, os beneficiários já buscam as primeiras informações sobre como acontecerá o próximo ciclo, em outubro. Pelo fato da ordem dos depósitos seguir sendo de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social), o MDS já tem a montagem do calendário operacional do Bolsa Família.

Bolsa Família: Quando começa o pagamento de outubro

Bem como acontece no início de todos os meses, o Governo Federal realiza a verificação dos cadastros do Bolsa Família. A partir disso, levando em consideração o atual regulamento do programa, será feita a averiguação para definir quais famílias receberão a próxima parcela, além do valor que será depositado e o dia do pagamento.

A projeção inicial é de que a verificação dos cadastros aconteça entre os dias 4 e 6 de outubro. Atualmente, cerca de 19 milhões de famílias espalhadas por todo o Brasil são analisadas para definir se o repasse das parcelas serão feitas.

A segunda etapa do calendário operacional, por sua vez, é a atualização da folha de pagamentos, gerando também a divulgação para as famílias sobre a autorização do próximo repasse. A partir disso, nos aplicativos e também nas contas das famílias, haverá a divulgação da mensagem sobre quem terá direito. Este procedimento deve acontecer no dia 7 de outubro.

Por fim, entrará em vigor a última etapa do cronograma, que é de fato o pagamento da parcela e dos adicionais, de acordo com a condição de cada família apta. De forma escalonada, o ciclo de outubro do Bolsa Família deve acontecer entre os dias 20 e 31 de outubro.

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de outubro Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Nesta última etapa, existe a possibilidade de uma mudança na ordem dos pagamentos previstos. Isso porque algumas famílias, mesmo que tenham o recebimento previsto para outros dias, já receberem o valor no primeiro dia do calendário.

Por conta da ocorrência de eventos climáticos de grande dano, o Governo Federal costuma autorizar o pagamento antecipado dos benefícios sociais para os residentes de algumas localidades do Brasil. Caso as prefeituras ou governos estaduais realizem o pedido de situação de emergência e recebam o reconhecimento, o valor da parcela do Bolsa Família já estará disponível no primeiro dia do ciclo, ou seja, em 20 de outubro.

A divulgação dos locais contemplados acontece no dia de abertura do calendário e é feita pelos canais oficiais de comunicação do MDS. No ciclo de setembro, por exemplo, mais de 500 cidades brasileiras foram afetadas por esta situação.

Mensalmente, o Bolsa Família é responsável pela injeção de aproximadamente R$ 13 bilhões na economia nacional. O custo do programa ao longo de todo o ano de 2025 está previsto para cerca de R$ 160 bilhões.