A semana de 9 a 15 de maio terá mais dois saques liberados pela Caixa referente ao FGTS extraordinário em 2022. Anunciado pelo governo no início do ano, o calendário começou no dia 20 de abril e segue nesta próxima quarta-feira, 11, com o dinheiro disponível para saque aos nascidos no mês de abril.

Até aqui, nascidos de janeiro a março já tiveram o valor depositado. Em maio, a Caixa Econômica Federal vai liberar o saque de R$ 1 mil para outros sete grupos no total, conforme o calendário do FGTS extraordinário.

No total, serão mais de 42 milhões de brasileiros que poderão fazer a retirada de parte do saldo de contas ativas e inativas do FGTS. Para receber os R$ 1 mil reais do FGTS não é preciso ter contrato de trabalho ativo, ou seja, desempregados que possuem saldo disponível também poderão fazer o saque. A medida contempla também as empregadas domésticas e demais categorias que têm direito ao saque.

Consulta do valor do saque FGTS

Para saber quanto irá receber na data prevista pelo calendário - que segue o mês de nascimento do beneficiário - usuários podem fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS. O app desenvolvido pela Caixa Econômica Federal está disponível para celulares Android e iOS.

O acesso é feito por meio de login com CPF e senha. Ao entrar no aplicativo o trabalhador poderá conferir informações referentes aos contratos de trabalho, acompanhar o depósito mensal feito pelo empregador e solicitar diferentes modalidades de saque do FGTS previstas em lei.

Agora, uma versão mais recente do app permite a consulta do valor que será recebido no saque extraordinário, o saldo de todas as contas existentes vinculadas ao trabalhador, a data em que o saque será liberado e a conta em que o dinheiro será depositado.

Nos casos em que a pessoa tenha saldo em mais de uma conta vinculada ao FGTS o governo definiu a seguinte regra: o dinheiro será retirado primeiro de contas de trabalho extintas, iniciando pelo menor saldo, e depois o valor será movido das demais contas, também começando pela conta que tiver o saldo menor.

Calendário do FGTS extraordinário em maio

A Caixa vai liberar a partir da segunda semana deste mês, o saque FGTS para dois grupos por semana, com pagamentos às quartas-feiras e aos sábados. Serão 7,5 milhões de pessoas que receberão nos dias 11 e 14 de maio.

Como já é habitual, o calendário do saque imediato do FGTS obedece a ordem de nascimento dos trabalhadores. Confira a lista dos pagamentos no mês de maio:

  • 04 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em março;
  • 11 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em abril;
  • 14 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em maio;
  • 18 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em junho;
  • 21 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em julho;
  • 25 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em agosto;
  • 28 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em setembro;

Além dos saques liberados em maio, o calendário do FGTS extraordinário segue no mês de junho com depósito para os últimos três grupos - nascidos em outubro, novembro e dezembro. O prazo limite para sacar os valores do FGTS vai até 15 de dezembro de 2022 para todos os grupos.

FGTS cai no Caixa Tem

O saque extraordinário do FGTS será depositado em conta poupança digital no Caixa Tem para a maior parte dos trabalhadores. Quem não tem uma conta na Caixa, terá uma aberta de forma automática.

Para sacar o dinheiro o cidadão que já está com o saldo do FGTS na conta pode se dirigir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Todas as transações do Caixa Tem são feitas sem cartão. O passo a passo é o seguinte:

  1. Clique no botão "Entra" do teclado do caixa eletrônico;
  2. Em seguida, clique no botão "Saque FGTS".
  3. Depois disso, digite o número do seu CPF e clique no botão "Confirmar";
  4. Logo após, digite o código de 6 dígitos gerado no Caixa Tem;
  5. Posterior a isso, aperte o botão "Confirmar";
  6. Em seguida, escolha um valor para saque e aperte o botão "Entra".
  7. Por fim, aguarde a liberação do dinheiro.

Mais informações podem ser conferidas no site da Caixa, página do FGTS.